Carandiru: Visita monitorada mostra pavilhões da Casa de Detenção

O antigo presídio, agora dá lugar ao Parque da Juventude

qua, 25/09/2002 - 19h02 | Do Portal do Governo

A antiga Casa de Detenção, o presídio do Carandiru, inicia uma nova fase, voltada para o mundo das artes. Suas portas estão abertas para a população, que passa a contar no local com o Parque da Juventude.

A área, que está sendo transformada num centro multidisciplinar, poderá ser visitada durante todo o dia. Terá espaço museológico e áreas de exposições artísticas, como a inaugural – instalação do artista plástico Siron Franco – com várias portas tiradas do pavilhão 5, exibindo as imagens deixadas pelos detentos.

Os visitantes poderão conhecer o pavilhão 7, mantido íntegro com as celas e demais espaços que serviram aos que ali cumpriram pena. No térreo do Pavilhão 2 estará a instalação ‘Portas’ de Siron Franco. Numa visita a antiga Detenção, o artista se impressionou com as imagens produzidas pelos detentos, reconhecendo, a necessidade emocional daqueles presos de produzirem cenas, explica.

As portas, cada uma pesando em torno de 200 quilos, estarão fixadas, em pé, enfileiradas no pátio, onde os presos tomavam banho de sol, exibindo cenas que mesclam o sagrado e o profano. ‘São frutas, desenhos com colagens de moedas, paisagens, imagens de Cristo, Nossas Senhoras, muitas delas com alta qualidade plástica que refletem a necessidade deles de terem essas imagens’, destaca Siron.

O Pavilhão 2 será transformado em espaço cultural para a realização de atividades musicais, de dança e artes visuais e oficinas de formação coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Local: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Carandiru
Horários: Visitação: de terça a domingo, das 10h às 16 horas
Entrada franca
Informações: (11) 6221-3001