Carandiru é transformado em um novo parque para a Capital

Nesta primeira etapa, a população terá acesso a 10 quadras poliesportivas; pista de skate e espaço para caminhadas

dom, 21/09/2003 - 13h30 | Do Portal do Governo


clique para download do mapaSímbolo de calamidade em um passado recente, significado de falência no sistema prisional e sinônimo de infortúnio para todos que por ali passaram. Ao longo da história, o Complexo Carandiru recebeu inúmeras definições, nenhuma positiva. Atualmente, já desativado, do local só restam lembranças ruins, mas que em breve também serão apagadas, pois a partir deste domingo, dia 21, o espaço remodelado passa a sediar o Parque da Juventude, que inicialmente conta com atrações esportivas e de lazer.

A inauguração desta primeira etapa, denominada de Parque Esportivo, foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, neste domingo, dia 21. Com 35,4 mil metros quadrados de área, o local possui equipamentos para a prática de diversas modalidades esportivas, espaço para caminhadas e recantos de estar distribuídos em meio a áreas arborizadas.

Alckmin destacou que hoje um sonho foi realizado para a Zona Norte da Capital. Ele lembrou que muitas décadas passaram para que a Casa de Detenção do Carandiru fosse desativada. ‘Não era possível ter segurança em uma região próxima a um presídio com mais de 8 mil detentos. Para fecharmos o Carandiru foi preciso construir 11 novas penitenciárias no Estado’, disse.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, ressaltou que a primeira fase do parque foi construída dentro do cronograma. ‘Foi cumprida a promessa de desativação do presídio e agora está sendo cumprida a determinação do governador de implantar um parque para a juventude. Hoje está sendo concretizada uma grande transformação de um lugar de problemas para um espaço de luz’.

A população da Capital passa a ter à disposição dez quadras poliesportivas, com capacidade para a prática de futebol de salão, tênis, hóquei, basquete, vôlei e handebol; uma área destinada à prática de skate; estacionamento; vestiários masculino e feminino, com sanitários; lanchonete; marquise interligando vestiários e lanchonete; e uma extensa área de Mata Atlântica preservada. O Parque da Juventude conta com uma localização privilegiada, pois fica próximo da estação Carandiru do Metrô, Zona Norte de São Paulo.

O evento contou com a participação de grande parte do secretariado paulista; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin; diversos parlamentares; esportistas de destaque como Pampa, Ricardo Prado e Carlos Alberto Kyrmair; do fundador da Obra Social Dom Bosco, padre Rosalvino Morán Vinayo; além da população local.

Ao final da cerimônia, o tenista Fernando Meligeni, medalha de ouro nos últimos Jogos Pan-Americanos, deu uma aula inaugural e bateu bola com as crianças e com o governador. ‘É um espaço muito importante. Fiquei impressionado com o tamanho e a beleza deste parque’, elogiou.

Matérias relacionadas:

  • Casa de Detenção do Carandiru: uma história para ser esquecida
  • Projeto do parque prevê a implantação de centros culturais e profissionalizantes

    Rogério Vaquero