Carandiru: Demolição será realizada por integrantes das Frentes de Trabalho

Local irá sediar o Parque da Juventude, novo pólo esportivo, educacional e cultural

qua, 16/10/2002 - 20h19 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 200 desempregados iniciaram nesta terça-feira, dia 15, a demolição dos antigos pavilhões da ex-Casa de Detenção do Carandiru.

O local irá sediar o Parque da Juventude, novo pólo esportivo, educacional e cultural, coordenado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo.

A primeira parte do Parque da Juventude a ser inaugurada é o setor esportivo, com 10 quadras, pista de cooper, pista de skate, equipamentos de ginástica, áreas de descanso e vestiários. O tema educação também estará presente em quatro centros: Cultura, com artes cênicas, dança e música; Terceiro Setor, integração com entidades sociais, associativismo e voluntariado; Tecnologia da informação e Inclusão Digital, por meio da biblioteca virtual e formação profissional e Fatec, ensino técnico e superior gratuito.

A mão-de-obra contratada faz parte do programa Frente de Trabalho, que seleciona indivíduos que estejam desempregados há no mínimo um ano e que residam em São Paulo pelo menos desde o ano 2000.

Cada um dos trabalhadores assina um contrato de nove meses e recebe R$ 190,00 por mês, mais cesta básica com 33 kg de alimentos. O aprendizado é feito em instituições parceiras do programa e oferecem cursos como alfabetização, gestão, auxiliar administrativo, agente escolar, pedreiro, entre outros.

Também está prevista a construção de bosques, concha acústica e anfiteatro para apresentações ao ar livre.