Capital e Região Metropolitana contam com mais 528 policiais militares

Deste total, 431 serão designados para a Capital e 97 para a Grande São Paulo

seg, 22/10/2001 - 15h42 | Do Portal do Governo

Ocorrências de assalto, seqüestro, roubo, furto e agressão serão as novas funções que farão parte do dia-a-dia dos 528 policiais militares que se formaram nesta segunda-feira, dia 22. Até adquirirem mais experiência e autonomia, para que possam trabalhar sozinhos, os soldados farão o policiamento ostensivo e preventivo, acompanhados por um veterano. Os novos policiais vão reforçar a segurança na Capital e de quatro cidades da Região Metropolitana: Osasco, Taboão da Serra, Carapicuíba e Barueri.

Para que o efetivo da Polícia Militar aumente, o governador Geraldo Alckmin, que participou da formatura no Memorial da América Latina, disse que será aberto concurso público para o preenchimento de vagas para agente especial penitenciário, os conhecidos ‘guardas de muralhas’. “Isto possibilita que os quatro mil policiais militares que estão fazendo proteção de muralha possam vir para as ruas proteger a população”, afirmou.

Alckmin fez um balanço dos investimentos do Estado realizados na segurança pública, como a compra de 15 mil novas viaturas, equipamentos de informática, 50 mil coletes à prova de bala, integração das policias e também o aumento do efetivo. “Quando o governador Mário Covas assumiu, tínhamos 73 mil policiais militares no Estado e hoje chegamos a 84 mil. Ou seja, 11 mil a mais, o que representa um aumento de 15% no efetivo”, disse.

O governador falou aos novos policiais que o Governo de São Paulo se vê mais fortalecido com o ingresso dos formandos à corporação. “Vocês passam a integrar uma das instituições mais respeitadas do Estado, que em dezembro completará 170 anos de serviços prestados ao povo”. Alckmin afirmou que o Estado de São Paulo se orgulha em ter a melhor polícia do Brasil – militar, civil e científica – trabalhando integradas.

Polícia moderna

Paraninfo da turma, o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, observou que os novos soldados ingressam numa polícia que se destaca não só pela modernidade dos equipamentos, mas que também se preocupa com o lado humano. “Vocês sabem que o seu trabalho é de risco, mas sobretudo é de generosidade com o povo”, disse Petrelluzzi, destacando que o papel da polícia é ser cada vez mais amiga e solidária.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, nos próximos quatro meses, a Capital ganhará mais 325 policiais. “Deveremos fazer uma grande formatura para que a população tome conhecimento daquilo que está acontecendo”. Somados a esses números, Melo disse que há ainda os 2.700 policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) que irão gradualmente sendo incorporados ao efetivo para ajudarem no policiamento de rua.

Acompanhe a distribuição do contingente de 528 soldados na Capital e Região Metropolitana

Valéria Cintra