Capacitação: Professores de São Paulo relatam primeiros dias em Salamanca

Educadores da rede pública estadual participam do curso intensivo de Língua e Cultura, na Espanha

seg, 11/07/2005 - 14h19 | Do Portal do Governo

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Salamanca, na cidade de mesmo nome, na Espanha, recebe um grupo de professores brasileiros da rede estadual de São Paulo entre seus alunos. Repetindo o sucesso do programa Ponte Cultural – Salamanca em 2004, a edição deste ano do projeto conta com 30 professores participando do curso intensivo de Língua e Cultura Espanholas.

‘É muita honra participar de um curso na Universidade de Salamanca – onde meu tataravô lecionou”, diz Carmen Elizabete Silva Caballero, professora em São José do Rio Preto.

Valdemir Boranelli, de Tejupá, vislumbra a oportunidade de ampliar o trabalho que ele realiza com crianças carentes desde 2001, no projeto Amigo da Escola. “Com certeza levarei uma bagagem que vai incrementar minhas aulas”.

Os professores paulistas estão em Salamanca desde o dia 3 de julho. No curso, eles estudam temas como Práticas de destrezas orais, Práticas de destrezas escritas, Língua espanhola, Cultura espanhola, Espanhol para negócios, Literatura espanhola, História da arte e Comentários de textos literários.

Além das aulas, os professores visitarão cidades históricas próximas a Salamanca, como Ávila, Segóvia, Burgos e Ciudad Rodrigo, entre outras. Em Salamanca, divididos em grupos, os viajantes participam de visitas monitoradas às tradicionais Catedrais Velha e Nova, à rota dos conventos e aos principais prédios da Universidade, que estão espalhados pela cidade No dia 22 de julho, o grupo terá a oportunidade de conhecer a Ciudad Santander, em Boadilla, além de passar um dia em Madri, onde visitará o Museu Reina Sofia.

O programa beneficiará ao todo 90 professores, sendo que 30 deles já foram contemplados em 2004, mais 30 este ano, e o restante em 2006. Somente em 2005, 533 professores interessados em participar do curso inscreveram-se no site da Secretaria de Educação. Para participar do programa, os professores tiveram de cumprir alguns requisitos, entre eles o de comunicar-se na língua espanhola e estar atualmente em sala de aula ou ter trabalhado na rede estadual nos últimos três anos.

A capacitação na Universidade de Salamanca é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Banco Santander/Banespa que está custeando todas as despesas – viagem, estadia, excursões e uma ajuda de custo de 200 euros. No final do curso os professores receberão o certificado de extensão universitária.

Bolsa Mestrado

O curso na Universidade de Salamanca é apenas um dos projetos de capacitação em línguas do programa. Em janeiro de 2005, professores da rede farão mestrado na Universidade de Londres, na Inglaterra.

Todas as informações sobre os projetos de Bolsa Mestrados podem ser encontradas no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), no link Cenp.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.