Capacitação: Itesp oferece cursos para assentados e quilombolas em março

Uma das atividades previstas é o Módulo II do Curso de Apicultura

qui, 04/03/2004 - 18h39 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, programou uma série de cursos para produtores assentados e quilombolas do Estado durante este mês de março.

Os cursos fazem parte do Programa de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia, financiado pela linha Capacitação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Uma das atividades previstas é o Módulo II do Curso de Apicultura, com noções teóricas e práticas para o início da atividade produtiva. As aulas serão oferecidas ao longo do mês nos municípios de Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Primavera, Promissão e Eldorado. Em cada localidade, participam 25 produtores rurais.

Nos municípios de Itapeva, Sorocaba, Araras, Araraquara, Tremembé e Bebedouro ocorrerão, de 16 a 30 de março, a montagem e implantação de canteiros de ervas medicinais e visitas técnicas de orientação. As atividades fazem parte do Núcleo Farmácia no Quintal do programa.

Na região do Vale do Ribeira serão realizados quatro encontros até o próximo dia 13 para discutir a preparação dos cursos do Núcleo Ecoturismo.

Objetivo é definir conjuntamente com as comunidades os temas prioritários para os cursos ‘Agentes Multiplicadores de Educação Ambiental’, ‘Capacitação de Monitores Ambientais’ e ‘Especialização em Espeleologia’. Os encontros acontecerão nos quilombos de Iguape, Cananéia, Iporanga e Eldorado.

Em Andradina, nos dias 23, 24 e 25, será realizado o curso de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. Participam 32 pessoas, entre técnicos do Itesp e produtores rurais assentados de Andradina e Promissão.

Pelo Núcleo Transição de Sistemas Produtivos, será oferecida a oficina ‘As diferentes correntes da agricultura alternativa e as diferenças entre as certificadoras existentes no mercado’. O evento será realizado em Tremembé no dia 15, em São Paulo no dia 17 e em Sorocaba no dia 19. Em cada edição, participam 40 produtores rurais de todo o Estado.

O Programa de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia foi lançado em agosto do ano passado e deve se estender até setembro deste ano. Resultado de uma parceria entre o Itesp e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto conta com recursos do Pronaf da ordem de R$ 400 mil e contrapartida do Itesp de R$ 138.390.

Da assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça
C.A.