Capacitação: IAC faz treinamento para aplicação de agrotóxicos

O público será informado sobre os conceitos básicos de aplicação de agrotóxicos

ter, 19/11/2002 - 16h28 | Do Portal do Governo

Melhorar a qualidade de vida do agricultor e aprimorar o produto que chega à mesa. Esse é o objetivo que do ‘Treinamento sobre Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos em Frutas e Hortaliças’. O evento será realizado pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, nesta quinta-feira, dia 20, em Jundiaí.

O público formado por produtores, técnicos, estudantes e engenheiros agrônomos será informado sobre os conceitos básicos de aplicação de agrotóxicos, regulagem em calibração de pulverizadores e segurança. Ainda contarão com parte prática no campo, em que serão comparadas técnicas adequadas e inadequadas.

Segundo o pesquisador Hamilton Humberto Ramos, do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica de Engenharia e Automação do IAC, há cinco variáveis na aplicação de defensivos que interagem para dar o resultado na pulverização:

  • Praga
  • Produto
  • Máquina
  • Momento da aplicação
  • Condição ambiental

    Com essas informações, o público irá entender como um pulverizador com um sistema de filtro inadequado pode interferir na eficiência do produto e quanto se pode perder com o uso errado desses recursos.

    Quando os equipamentos estão bem regulados, evita-se o desperdício, fazendo com que o produtor perca o mínimo possível de agrotóxico. Além da economia para o bolso, esse procedimento contribui também para a preservação do ambiente e para a proteção da saúde do trabalhador.

    Como avaliar se o equipamento de segurança é adequado e eficiente e qual a forma de trabalho para ter o menor contato entre o agrotóxico e o corpo do trabalhador. Essas questões estão relacionadas à segurança e também serão abordadas no evento.

    Todos esses aspectos compõem o conhecimento em aplicação de agrotóxicos. Os reflexos estão no bolso do produtor, na saúde do trabalhador e do consumidor e na sustentabilidade ambiental.
    ‘Em termos econômicos, a pulverização representa de 15 a 60% dos custos de produção das diferentes culturas’, diz Hamilton Ramos. Mas essa despesa pode ser reduzida de 30 a 70% se o agrotóxico for usado corretamente, afirma o pesquisador.

    A difusão desse tipo de conhecimento é fundamental para que o trabalhador tome consciência das perdas que podem resultar da má aplicação de agrotóxicos. Conhecedor das conseqüências, esse produtor torna-se um ‘pólo difusor’ desse saber e leva as informações para outros agricultores.

    Neste ano, o IAC já realizou outros 50 treinamentos de aplicação de agrotóxicos em São Paulo e em outros Estados.

    C.A