Capacitação: Educadores de todo país participam do programa Progestão na capital

Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares prossegue até sexta, dia 19

seg, 15/03/2004 - 17h54 | Do Portal do Governo

Representantes educacionais de 11 Estados do país participam até sexta-feira, dia 19, da primeira fase de implantação do Progestão, curso de formação continuada a distância para gestores de escolas públicas – dirigentes, supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O evento está sendo realizado desde o dia 15 no Hotel San Raphael, na capital. O objetivo do encontro é formar líderes escolares comprometidos com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focado no sucesso escolar dos alunos.

O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com um grupo de Secretarias de Educação e com o apoio e cooperação da Fundação Ford, da Universidade Nacional de Educacion a Distancia (Uned) e da Fundação Roberto Marinho.

Durante esta semana, multiplicadores do Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe e São Paulo participam de atividades para se familiarizar com os objetivos do programa, com a metodologia de ensino à distância e com os materiais didáticos. O objetivo é que incorporem conhecimentos, habilidades e ferramentas para a formação dos gestores educacionais de seus Estados.

O currículo do Progestão é estruturado por problemas e voltado para o desenvolvimento de competências profissionais. Adota os princípios pedagógicos da ação-reflexão-ação, do aprender fazendo e da resolução de problemas como desencadeadores do desenvolvimento dessas competências. A metodologia do programa, que inclui não somente atividades à distância (75%) como também atividades presenciais (25%), envolve três componentes básicos: os materiais didáticos, o sistema de apoio à aprendizagem e o sistema de avaliação.

Da Secretaria da Educação