Capacitação: Curso de informática pode beneficiar 100 mil servidores até o final de 2006

Casa Civil, com apoio do IPT e de outras instituições, oferece curso de inclusão digital para funcionários públicos estaduais

qua, 05/01/2005 - 12h06 | Do Portal do Governo

A Casa Civil promove o curso pioneiro Introdução à Informática Básica, que poderá qualificar, até o final do ano que vem, 100 mil funcionários públicos paulistas. O objetivo é a inclusão digital dos servidores, com média de idade de 40 anos, o que exige metodologia específica. “A capacitação em informática é apenas uma das frentes em que estamos atuando, mas é, sem dúvida, o primeiro passo para que 100 mil servidores possam desempenhar com mais eficiência suas funções. Só conseguiremos atender melhor à população com funcionários treinados e motivados”, declarou Arnaldo Madeira, secretário de Estado da Casa Civil.

O curso proporciona conhecimento do mundo eletrônico com programas básicos Word e Excel. Na segunda parte, os alunos adquirem conhecimento de Internet, o que lhes permitirá acesso aos serviços eletrônicos do próprio governo, o e-gov. “Contratamos o IPT para execução do curso. Contamos, também, com as parcerias da Fundap (que oferece aos interessados acesso a informações sobre o curso, inclusive inscrições, em seu site) e a Rede do Saber da Secretaria da Educação e Imprensa Oficial, que reproduz o material didático”, explica o gerente do projeto e assessor técnico da Casa Civil, Mário Augusto Porto.

Segundo Thomas Rose, coordenador do IPT neste programa, o conteúdo foi fornecido pela Fundação Vanzolini e adaptado por uma equipe do próprio instituto: “Somos responsáveis pela qualidade do treinamento que tem uma parte das aulas em formato presencial, na própria sala de aula, e outra de auto-estudo num dos laboratórios de uma rede. Ao final, cada aluno recebe um CD-ROM com os softwares e aplicações de e-gov básicos para poder se aprofundar, conforme o interesse pessoal. O curso abre perspectivas, vários alunos descobrem o gosto pela matéria e avançam surpreendentemente”.

Caminhando com o País – Às vezes, os servidores têm computador em casa e nunca tiveram oportunidade de aprender a usá-lo. São ferramentas para seus filhos. Porto lembra que uma das facetas do treinamento é cuidar da auto-estima do pessoal: “Chamamos de volta aos bancos escolares pessoas que deixaram de estudar há tempos. Elas podem compartilhar a capacitação adquirida em casa, ajudando os filhos em atividades que necessitam do computador”.

A agente de organização escolar Maria Aparecida Rodrigues, 51 anos, que participou do curso-piloto, espera poder utilizar o equipamento em seu trabalho, agora que aprendeu a executar as operações básicas. “Estou achando ótimo porque podemos acompanhar a evolução da tecnologia e caminhar junto com nosso País”, disse. Izilda Lovato Sales, 52 anos, secretária no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), também saiu satisfeita: “Comecei a ter contato com a informática há pouco tempo. O curso é excelente. Aprendi a navegar na Internet, usar o Word e outros recursos. Agora quero trabalhar numa seção em que possa utilizar o que aprendi”.

Sucesso – Mário Porto enfatiza o papel das chefias, considerado fundamental para o sucesso destas iniciativas para o bom aproveitamento dos alunos. “No final, todos ganham com funcionários preparados. A Casa Civil investe na idéia realizando, mensalmente, reuniões com chefes de gabinete para mostrar o desempenho e o desenvolvimento de cada secretaria. Concluímos no final de novembro projeto-piloto iniciado no dia 1º de agosto. A avaliação dos organizadores e dos participantes do curso foi positiva, o que nos motivou a dar continuidade”. Mário Porto diz que serão abertas mais 4 mil vagas no começo deste ano. A expectativa é formar 32 mil servidores até agosto e chegar à casa dos 100 mil até o final de 2006.

“São Paulo tem-se empenhado bastante para a expansão do Governo Eletrônico. Para que seja uma realidade dentro da administração, é preciso que os servidores tenham conhecimento de informática básica. Trazer todos para a nova tecnologia é também abrir um novo universo para os mesmos. E isso já estamos constatando. Os que fizeram o curso-piloto ficaram satisfeitos. Estamos beneficiando a administração e os funcionários”, constatou Evelyn Levy, assessora-especial do governador para assuntos de recursos humanos e gestão.

Da Agência Imprensa Oficial
Por Regina Amábile

(LRK)