Campinas passa a contar com o Disque Denúncia

Município terá também uma Cidade Judiciária e reforço nos efetivos policiais

qui, 07/02/2002 - 14h11 | Do Portal do Governo


Município terá também uma Cidade Judiciária e reforço nos efetivos policiais

O município de Campinas ganhou uma poderosa ferramenta de combate à criminalidade, nesta quinta-feira, dia 7, com a entrada em operação do Disque Denúncia. Ligando para o telefone (0xx19) 3236-3040, a população pode colaborar com a polícia, denunciando os casos de irregularidades ou situações suspeitas. Serviço similar funciona na Capital há dois anos, resultado de uma parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência e a Secretaria da Segurança Pública do Estado. Esta iniciativa já contribuiu para solucionar inúmeros casos, resultando na prisão de mais de mil criminosos, recuperação de 145 veículos roubados, recaptura de 150 fugitivos e apreensão de 289 armas ilegais, entre outros.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que Campinas está saindo na frente, por ser a primeira cidade fora da Capital a ter esse serviço implantado. Ele pediu à população que qualquer movimento diferente do comum, estranho ou suspeito seja denunciado pelo telefone do Disque Denúncia. “É o Governo e a sociedade unidos contra o crime”.

Em Campinas, a parceria do Governo é com a Organização Não-Governamental Movimento Vida Melhor, que reúne cerca de 100 empresários da cidade, por meio da Associação Comercial. A central de atendimento conta com 20 funcionários e sete estações de trabalho, durante 24 horas, todos os dias da semana. Uma equipe de elite da polícia fará a triagem das ligações e repassará as informações importantes para as polícias Civil e Militar.

O secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, garantiu anonimato total a todos que participarem da luta conjunta do Estado contra a criminalidade, denunciando ações que pareçam suspeitas ou estranhas. Ao ligar, a pessoa recebe uma senha secreta para poder acompanhar o andamento do caso denunciado. O secretário informou que, no último mês, o número de ligações ao Disque Denúncia da Capital aumentou em cinco vezes. “Após a libertação do publicitário Washington Olivetto, que foi realizada com o apoio da população, as pessoas começaram a acreditar mais que a participação individual pode ajudar”.

A prefeita de Campinas, Izalene Tiene (PT), elogiou o esforço comum entre a Prefeitura, o Estado e a população para combater a criminalidade.

Reforço para Campinas

O município de Campinas passará a ter uma Cidade Judiciária com 33 varas. A licitação para a construção deste centro foi autorizada pelo governador. Ele afirmou que a Cidade Judiciária será instalada em uma área cedida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. “Com a concessão das rodovias para a iniciativa privada, as atividades do DER diminuíram e o espaço poderá ser melhor aproveitado”.

A cidade também passará a ter um Centro de Integração da Cidadania (CIC), no bairro periférico de Vila Nova. “A construção demorará de quatro a seis meses e terá investimento de R$ 2 milhões do Tesouro”, disse Alckmin. Ele explicou que, no mesmo local, estarão disponíveis diversos serviços para a comunidade, com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, além de atividades culturais e de lazer.

O governador ainda entregou 10 viaturas Blazer zero-quilômetro, sendo sete para Campinas, duas para Americana e uma para Jundiaí. Também foram entregues 50 pistolas calibre 40. O governador confirmou que a Rota, que já estava trabalhando ostensivamente no patrulhamento, vai permanecer em definitivo em Campinas.

Ele anunciou ainda que, na próxima semana, mais 25 policiais militares serão incorporados ao efetivo da cidade, lembrando que nos últimos meses o município já tinha recebido um reforço de 113 policiais. Disse também que 50 novos escrivães da Polícia Civil serão designados para Campinas. Outra novidade é que dentro de 120 dias, o Sistema de Informações Criminais (Infocrim) também será estendido ao município e toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Rogério Vaquero / Simão Molinari