Campinas inicia Campanha da Voz promovida pelo Hospital das Clínicas

Durante o evento, pessoas receberão orientações sobre hábitos preventivos e de como evitar câncer de laringe

sáb, 12/04/2003 - 11h44 | Do Portal do Governo

Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial


Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas de Campinas

O Hospital das Clínicas de Campinas realiza, de hoje (12) até o dia 16, a Campanha da Voz. A proposta é detectar precocemente casos de câncer de laringe, encaminhar pacientes para tratamento e orientar a população para hábitos preventivos. O Brasil é o segundo país em incidência desse tipo de doença (17 casos em 100 mil habitantes). O atendimento é gratuito.

O Coral Vozes, da área de saúde, fará a abertura do evento, às 12 horas. Em seguida começa a distribuição de panfletos com orientações a respeito dos cuidados com a voz. Amanhã, haverá caminhada com a participação de 40 pacientes (tratados na Unicamp com câncer de laringe), médicos, alunos e funcionários. Juntos, darão uma volta na Lagoa do Taquaral, Largo da Catedral, Igreja do Carmo e Centro de Convivência.

Triagem e atendimento

A triagem e atendimento no ambulatório de otorrinolaringologia começa na segunda e vai até quarta-feira, dia mundial da voz. O horário será das 8h às 17 horas. Mais de 30 médicos e equipe paramédica estarão envolvidos na assistência aos pacientes encaminhados dos postos de saúde com histórico para investigação detalhada.

Passarão por exame físico, que incluirá uma análise preliminar da qualidade vocal e uma avaliação da região das cordas vocais, feita por fonoaudiólogos da Unicamp. De acordo com os organizadores são esperadas, no mínimo, 1.500 pessoas.

“O atendimento exclui a necessidade de agendamento prévio. Feito o diagnóstico do câncer de laringe, o paciente será orientado para os preparativos para cirurgia, sem fila de espera”, explica o coordenador da campanha, o otorrinolaringologista Carlos Chone.

Grupo de risco

Chone relata que algumas categorias profissionais são mais susceptíveis a alterações de voz, como a dos cantores, jornalistas, professores, entre outras, e que portanto necessitam ser mais investigadas. Há estudos apontando que, na rede pública de ensino de São Paulo, a principal causa de afastamento de professores são as alterações na voz.

“Além do uso excessivo ou inadequado da fala, hábitos alimentares irregulares e ricos em substâncias ácidas e gordurosas favorecem a piora da qualidade vocal em indivíduos predispostos. O costume de pigarrear, falar em ambiente com ruído, fumar e tomar bebidas alcoólicas devem ser evitados”, previne o otorrinolaringologista.

Campanha anterior

A iniciativa do HC de Campinas se repete a cada dois anos. Na campanha de 2001, foram atendidos mais de dois mil pacientes, e milhares passaram pela triagem. O êxito da iniciativa foi tal, que este ano a campanha se tornou mundial, com aceitação da Academia Americana e da Comunidade Européia, a partir do modelo de assistência brasileiro.

Graças a pesquisas decorrentes do evento, as equipes de Otorrinolaringologia e Medicina Laser do HC estão realizando no dia-a-dia cirurgia inédita no serviço público, a endoscópica com laser de CO2. O uso dessa tecnologia se destina a casos selecionados, que permitem resolução ambulatorial do câncer de laringe, com cura acima de 90% dos tumores iniciais.

(LRK)