Campanha Verão Limpo da Cetesb privilegia cuidados com saúde e lixo

nd

ter, 30/12/2003 - 18h03 | Do Portal do Governo

Após 16 anos, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) muda o enfoque das campanhas de verão e aprofunda as discussões sobre a qualidade das águas marinhas. Antes direcionadas para a educação ambiental, as campanhas agora vão privilegiar a balneabilidade (qualidade para banho) das praias e os cuidados com a saúde e o lixo.

Foi com este objetivo que a agência ambiental lançou a campanha Verão Limpo 2004 – Qualidade de Vida é Nossa Praia, que vai abranger os 15 municípios do litoral paulista durante a temporada de férias, até o carnaval, no final de fevereiro. O lançamento ocorreu em Santos, durante seminário para mostrar as ações que a empresa vem desenvolvendo no litoral do Estado.

Além da avaliação de balneabilidade, a Cetesb amplia seu trabalho de monitoramento das águas costeiras a partir do ano que vem, segundo Claudia Lamparelli, gerente do Setor de Águas Litorâneas da companhia. Vai monitorar águas mais profundas do litoral. A finalidade é analisar a qualidade hídrica dos locais onde são desenvolvidas atividades de maricultura (criação de frutos do mar como mariscos, ostras e camarões) e das áreas que sofrem influência dos lançamentos de emissários submarinos, avaliando também o surgimento e as causas da proliferação de algas tóxicas.

Quatro coletas anuais

No caso dos emissários, as análises para avaliar o comportamento das plumas (dispersões) de efluentes no mar começaram no ano passado, com duas coletas. A intenção da Cetesb, agora, é realizar quatro coletas anuais e intensificar o acompanhamento nas áreas de influência dos sete sistemas de pré-condicionamento de esgotos existentes no litoral. Esses sistemas são responsáveis pela separação dos detritos sólidos, cloração e afastamento do esgoto urbano que é lançado em alto-mar. O monitoramento é feito para verificar a sua eficiência, se têm bactérias fecais e os volumes de nutrientes presentes nos pontos onde os efluentes são lançados.

Os resultados das análises permitem avaliar os riscos de contaminação dos frutos do mar cultivados nas instalações de maricultura e a influência dos lançamentos no aparecimento de algas tóxicas. A proliferação das algas, em conseqüência do aumento da de nutrientes, pode causar a contaminação dos organismos marinhos e provocar mortandade dos peixes. Essa reprodução interfere, também, na balneabilidade, pois o contato com a pele provoca irritações, e a ingestão de água contaminada pode ocasionar disenterias e gastroenterites.

Orientação permanente

Como nos anos anteriores, a Cetesb vai realizar eventos com o objetivo de orientar os turistas sobre a qualidade das praias e os riscos relacionados à contaminação das águas e areias. A campanha não prevê a distribuição de folders e saquinhos para o correto acondicionamento do lixo nas praias. “Queríamos mudar um pouco o formato para não fazer sempre a mesma coisa”, diz Claudia Lamparelli. Desta vez, vamos utilizar materiais de caráter permanente para orientar a população. Por exemplo, painéis fixos em diversos municípios litorâneos, com explicações a respeito do programa de balneabilidade, a classificação da praia e demais informações.

Texto didático e ilustrado

Outro material preparado pela companhia é o livreto Balneabilidade das Praias. Com texto didático e ilustrado, informa, por exemplo, os riscos de contágio pelo contato com água e areia poluídas, as causas e as precauções que devem ser adotadas. Com tiragem inicial de 10 mil exemplares, será distribuído às prefeituras, escolas, bibliotecas públicas e entidades representativas da comunidade.

A campanha Verão Limpo 2004 terá, também, uma exposição itinerante, constituída por biombos com informações didáticas, que circulará a cada final de semana por uma praia de grande movimento, juntamente com um carro-laboratório. Santos, Peruíbe, Guarujá, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilha Comprida, Ubatuba e Praia Grande são os municípios que receberão a exposição. Técnicos da Cetesb estarão no veículo e vão discorrer sobre a forma como é realizada a análise microbiológica da água e outras questões ambientais e de saúde relacionadas ao verão, como a dengue, por exemplo.

Seminário em São Sebastião

As 128 praias monitoradas semanalmente continuam a manter bandeiras sinalizadoras em alguns de seus pontos, indicando aos banhistas se o local está próprio ou não para banho. Os pontos de maior variação na qualidade da água passaram a ter, desde o mês passado, amostras coletadas duas vezes por semana.

Como nos anos anteriores, o programa vai utilizar faixas, painéis, banners colocados em pontos estratégicos das rodovias de acesso ao litoral e balsas. Por meio deles, a Cetesb divulgará os objetivos da campanha, dando destaque à correta destinação do lixo, ao uso racional da água para abastecimento e às ações preventivas contra a dengue.

A companhia prepara, ainda, para janeiro, um seminário na cidade de São Sebastião. Semelhante em alguns pontos ao de Santos, objetiva abordar assuntos específicos do litoral norte.

Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial