Campanha do Governo dobra as ligações ao Disque-Denúncia

O Serviço já ajudou a solucionar mais de mil crimes

qui, 24/01/2002 - 20h41 | Do Portal do Governo


Desde a última sexta-feira, dia 18, data do seqüestro do prefeito Celso Daniel, o Governo incentivou a população a utilizar mais o Disque Denúncia, serviço de denúncia anônima criado para colaborar na luta contra o crime. O resultado foi imediato: as ligações cresceram mais que o dobro, passando de 160 para 340 denúncias diárias. Até a meia-noite de ontem, o número era de 1.168 ligações, o dobro, se comparado ao mesmo período da semana passada. Entre elas, 133 denúncias sobre o caso do prefeito de Santo André.

O serviço recebe atualmente uma média de 1.000 ligações semanais, sendo, em torno de 160 ligações diárias, durante a semana, e uma média de 70 por dia, aos sábados e domingos. Desde o último sábado, as denúncias cresceram significativamente. Por exemplo, no final de semana, as ligações superaram o dobro da semana passada, chegando a 254, e, desde segunda-feira, o serviço já recebeu 914 denúncias. Os números desta quinta-feira, ainda não foram fechados, mas, se continuar no ritmo dos últimos dias, é provável que ultrapasse 340 denúncias.

Em funcionamento desde outubro de 2.000, o Disque Denúncia recebeu, até hoje, 38.218 denúncias, em sua maioria, sobre pessoas ligadas ao narcotráfico. Desse total, 1.042 casos já foram solucionados. A maioria com prisão de criminosos, apreensão de armas, drogas e recuperação de bens.

O serviço é conseqüência de uma parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência e a Secretaria de Segurança Pública do Estado. De acordo com a Tenente-Coronel Luzia Aparecida de Morais, coordenadora do Disque Denúncia pela Polícia Militar, o papel da população é fundamental. “O serviço é para proporcionar uma participação cada vez maior da população. A pessoa tem condições de participar e se manter no anonimato, sentindo-se segura. É um serviço excelente.” O coordenador pela Polícia Civil, Valdir Bianchi, destacou que o denunciante adquiriu confiança em relação ao anonimato e à certeza da ação policial, portanto passou a ligar mais.”

Como funciona

A pessoa interessada em fazer uma denúncia deve ligar para o 0800156315. Se estiver fora da Capital e Região Metropolitana, a ligação deve ser feita para o telefone 6224 3040. Um dos 30 atendentes que trabalham no Disque Denúncia vai conversar com a pessoa, que não se identifica e é mantida em total anonimato. O atendente registra o maior número de informações possíveis sobre o caso. O denunciante recebe uma senha para se comunicar novamente com o serviço, podendo obter informações sobre o andamento do caso.

A denúncia é encaminhada automaticamente para os computadores da Central de Análise. Policiais Civis e Militares analisam a denúncia, consultando banco de dados e verificando antecedentes. Em seguida, é encaminhada para a autoridade responsável pelas providências do caso. As informações sobre o andamento da investigação vão sendo atualizadas até a solução do caso, ficando sempre disponíveis ao denunciante, por meio de sua senha.

É importante lembrar que o Disque Denúncia não funciona como serviço de emergência. Ligações para pedido de socorro devem ser feitas para o 190.

Recompensa

O governador Geraldo Alckmin assinou, na última segunda-feira, um decreto regulamentando a Lei que cria o Programa Estadual de Recompensa. O objetivo é incentivar ainda mais a colaboração da população em ações da Secretaria de Segurança Pública, mediante o fornecimento de informações que possibilitem solucionar casos investigativos da polícia.

O secretário da Segurança Pública definirá quais casos entram no Programa e qual o valor da recompensa para cada um deles, mediante resolução específica, após consultar o Delegado Geral de Polícia e o Comandante Geral da Polícia Militar, observado o limite de R$ 50.000,00.

Os recursos destinados ao prêmio a que se refere este decreto serão administrados pelo Fundo de Incentivo à Secretaria de Segurança Pública – FISP. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá fazer doações ao fundo, auxiliando na realização do programa pela secretaria.
Para a execução do programa, o secretário da Segurança Pública determinou, por meio de Resolução, que o recebimento, acompanhamento e divulgação das informações prestadas pela população, serão gerenciados pelo Disque Denúncia.

Será considerada válida, para fins de pagamento, a informação que resulte na efetiva identificação e expedição de mandado de prisão do denunciado. Os casos solucionados serão comunicados ao secretário de Segurança Pública pelos coordenadores da Polícia Civil e da Polícia Militar da Central de Acompanhamento de Denúncias.

Em outra Resolução, o secretário fixou em R$ 50.000,00 o valor da recompensa a ser paga para quem fornecer informações que esclareçam o caso do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Gláucia Basile