Campanha do Agasalho mobiliza população em 12 bairros da Capital com Caminhada da Solidariedade

Já foram arrecadadas 4,6 milhões de peças

sáb, 05/06/2004 - 16h23 | Do Portal do Governo


Cada caminhão que chegava carregado com agasalhos e cobertores, no início da tarde deste sábado, dia 5, na sede do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), no Parque da Água Branca, era recebido com festa pelos organizadores da Caminhada da Solidariedade. O evento foi realizado em 12 bairros da Capital com o objetivo de arrecadar peças para a Campanha do Agasalho 2004.

A funcionária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Edivani Coelho Soboslai contou que ficou muito emocionada, durante a caminhada pelo bairro de Perdizes, Zona Oeste, quando as pessoas começaram a jogar agasalhos pelas janelas dos apartamentos.

A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, está muito otimista com a campanha deste ano. ‘Lançamos a Campanha do Agasalho 2004 no dia 30 de abril e já vemos o retorno. Hoje fizemos a caminhada em 12 bairros da Capital e os caminhões estão chegando lotados, sem contar o que foi doado entre ontem e hoje.’

Segundo Lu Alckmin, já passaram pelo depósito do Fundo Social 4,6 milhões de peças. A maioria (4,2 milhões) foi arrecadada na Gincana da Solidariedade, promovida pela Secretaria Estadual da Educação em todas as 5,7 mil escolas do Estado. ‘As crianças e jovens das escolas competiram para ver quem arrecadava mais, sempre buscando a qualidade. Eles estão dando o exemplo’, enfatizou. Lu disse que tem certeza de que este ano serão arrecadados mais que os sete milhões de peças do ano passado.

A campanha está sendo realizada em todo o Estado de São Paulo por intermédio das primeiras damas e presidentes de Fundos Sociais Municipais. O que é arrecadado nos municípios é distribuído para a população carente local. Além disso o Fussesp repassa os agasalhos para entidades cadastradas.

Lu Alckmin informou que todas as Secretarias do Governo do Estado também estão envolvidas na arrecadação de donativos, junto com a sociedade civil e empresas da iniciativa privada. ‘Essa união de toda a população, buscando a melhoria de vida das pessoas, é o mais importante. Neste ano chamamos a população para refletir sobre o amor ao próximo e estamos pedindo que doem peças novas para resgatarmos a dignidade dos mais carentes.’ Ela lembrou que se cada um der a sua contribuição todos nós poderemos ter um mundo melhor.

A presidente do Fussesp afirmou que tudo que chega no depósito do Fundo Social é doado imediatamente. ‘Eu quero o depósito vazio. O que chega vamos encaminhando de acordo com o número de pessoas atendidas em cada instituição’, declarou.

Os donativos arrecadados na Campanha irão beneficiar os 645 municípios do Estado e 1.900 entidades sociais cadastradas no Fussesp na Capital, albergues, moradores de rua, crianças carentes, portadores de deficiência física e idosos. A atenção da Campanha também está focada nos 50 municípios que têm índices de desenvolvimento humano( IDH) muito baixos e não têm condições de doar.

A Caminhada da Solidariedade foi realizada nos seguintes bairros: Morumbi, Caxingui, Vila Sônia, Butantã, Bonfiglioli, Perdizes, Itaim Bibi, Chácara Klabin, Pirituba, Santana , Vila Maria e Tatuapé. A escola Miguel de Cervantes, junto com a Associação Tertio Millennio, fez uma caminhada pelo bairro do Morumbi, que terminou no Palácio dos Bandeirantes, com apresentação musical e de dança.

Na manhã deste sábado, Lu Alckmin esteve no Carrefour da Marginal Pinheiros para a abertura da campanha de vacinação contra a Poliomielite. O Carrefour é um dos parceiros da Campanha do Agasalho e está arrecadando peças em todas as lojas da rede.

Participaram do encerramento da Caminhada da Solidariedade o Grupo BR’OZ, Meninos do Morumbi e Ação Criança, a Associação Brasileira de Música, o Made in Brasil Mega Store, Warm Music, Giannine, Agência Tríade e Jafra Cosmésticos. Todos colaboram com a campanha e animaram a festa da chegada dos caminhões.

A Campanha deste ano conta com a participação do ator Rodrigo Santoro, além da solidariedade de atletas e artistas que cederam suas imagens em benefício das campanhas sociais. O material promocional está sendo distribuído por todo o Estado e foi produzido, gratuitamente, pela agência DPZ.

As pessoas que quiserem mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2004 devem acessar o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. Nesse endereço é possível se cadastrar para tornar-se um posto de arrecadação ou saber qual o local mais próximo para doação.

Cíntia Cury/André Muniz