Campanha do Agasalho alcança arrecadação recorde: mais de 11,2 milhões de peças

Agasalhos estão sendo distribuídos a 1,9 mil entidade assistenciais da Capital e aos 645 municípios do Estado

ter, 13/07/2004 - 15h36 | Do Portal do Governo


A Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), alcançou número recorde este ano: foram arrecadadas 11.232.868 peças em todo o Estado. “Nossa meta era superar os 7 milhões de agasalhos arrecadados no ano passado, mas as pessoas entenderam a mensagem e demonstraram o que é amor ao próximo”, comemorou a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, no encerramento da campanha, nesta terça-feira, dia 13, no Palácio dos Bandeirantes.

Durante a cerimônia, que reuniu secretários de Estado, empresários e demais colaboradores da Campanha, Lu Alckmin recebeu simbolicamente agasalhos e cobertores de Márcia Cláudia Romão Ribeiro, que representou os participantes das Frentes de Trabalho do Palácio dos Bandeirantes. Também assistiu a um filme com os momentos marcantes da Campanha, que reuniu mais de 800 parceiros do Fundo, o apoio de vários órgãos governamentais, empresários, comerciantes, imprensa e a sociedade civil.

Lu Alckmin contou que chegou duvidar que essa meta fosse atingida porque estava pedindo peças em ótimo estado de conservação. “O que nós buscamos, desde o começo, foi chamar as pessoas a refletirem sobre o que é solidariedade. Solidariedade é amor ao próximo. E isso foi mostrado nessa campanha. Nós pedimos, em todos os lugares que fomos, que as pessoas doassem com amor, dividissem aquilo que têm com aqueles que precisam tanto. E a cada caixa que eu abria, notava que tinham roupas com as etiquetas das lojas onde foram compradas. Essas peças não só estão agasalhando milhares de pessoas, mas estão resgatando a cidadania, a auto-estima. Essas roupas servirão até mesmo para que muitas pessoas tenham o que vestir para procurar um emprego”, afirmou.

As peças arrecadadas estão sendo repassados as mais de 1.900 entidades sociais cadastradas no Fussesp e também aos 645 municípios do Estado, a albergues, moradores de rua, crianças, portadores de deficiência física e idosos, entre outros. Como no ano passado, a atenção da Campanha também está focada nos 50 municípios que têm índices de desenvolvimento humano (IDH) muito baixos e não têm condições de arrecadar agasalhos para os mais carentes. “No Interior do Estado, o que foi arrecadado ficou para o próximo município”, explicou a presidente do Fussesp.

A Campanha do Agasalho 2004 começou no dia 29 de abril, com o slogan “Quanto mais gente mais quente”. A campanha institucional, protagonizada pelo ator Rodrigo Santoro, foi produzida gratuitamente pela agência de propaganda DPZ. As caixas utilizadas na arrecadação foram doadas pela Klabin e Melhoramentos; as sacolas, pela Tim; e os sacos de embalagem, pela Sol.

Doações continuarão sendo aceitas

Lu Alckmin destacou que o Fundo Social de Solidariedade recebe donativos o ano todo. Quem quiser fazer doações, deve entrar em contato com o Fussesp pelo telefone (11) 3874-6738, que indicará o endereço do posto de arrecadação mais próximo.

Para o conselheiro do Fussesp, Roberto Duailibi, a campanha não se encerra hoje. “Vamos ter um mês de julho muito frio, de acordo com a meteorologia. De maneira que as colaborações continuam”, disse.

Após a cerimônia, a presidente do Fussesp recebeu um caminhão de donativos de uma rede de hipermercados, que arrecadou um total de 52 mil peças no Estado para a Campanha do Agasalho 2004.

Próxima ação do Fussesp será em benefício dos portadores de deficiência

Lu Alckmin informou que a próxima ação do Fussesp será a Semana da Solidariedade, que será realizada na Semana da Pátria, no mês de setembro. Este ano, a Semana da Solidariedade terá como foco os portadores de deficiências.

A presidente do Fussesp deverá visitar as entidades que trabalham com portadores de deficiências físicas e mentais nas regiões mais carentes da cidade. O objetivo é chamar a sociedade para auxiliar na melhoria desses espaços, como realizar pequenas reformas, levar equipamentos, etc. As ações estarão sendo realizadas simultaneamente em todos os municípios do Estado, pelas presidentes de Fundos Municipais de Solidariedade.

“Há três anos realizamos a Semana da Solidariedade. No ano passado, focamos no idoso. Visitamos diversos asilos nas regiões mais carentes da Capital. Em seguida, chamamos empresários e comerciantes para que pudéssemos melhorar esses locais”, explicou.

Cíntia Cury