Campanha do Agasalho 2005 pretende arrecadar mais de 11 milhões de peças

Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, recebeu uma tonelada de lã na abertura da campanha para a confecção de mantas

ter, 03/05/2005 - 16h31 | Do Portal do Governo


A Campanha do Agasalho 2005 foi lançada nesta terça-feira, dia 3, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin, com o desafio de superar a arrecadação do ano passado: 11 milhões de peças novas ou em bom estado de conservação. “Solidariedade é um trabalho de equipe e o que pretendemos é fazer com que São Paulo seja uma grande equipe solidária. Quanto mais arrecadarmos, mais poderemos atender a população”, afirmou Lu Alckmin.

A presidente do Fussesp destacou ainda que o objetivo da campanha é levar dignidade a quem recebe os agasalhos. “Se as pessoas receberem peças novas, se sentirão amadas, cuidadas”, ressaltou. Os agasalhos arrecadados serão distribuídos nos 645 municípios do Estado e em mais de 1.900 entidades assistenciais da Capital cadastradas, entre elas, albergues, favelas, asilos e creches. Os 50 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que não têm condições de arrecadar agasalhos, também serão beneficiados.

Além dos cobertores e agasalhos, Lu Alckmin pede que sejam doados calças, camisas, meias e sapatos. “Alguns não têm roupa para sair para procurar emprego ou para trabalhar”, lembrou.

Ela também ressaltou que tudo o que chegar será computado e imediatamente distribuído. “Está muito frio e as pessoas não podem esperar. O objetivo é atender a população”, afirmou Lu Alckmin.

Atletas

A Campanha traz o slogan ‘solidariedade é um trabalho de equipe’ e será estrelada por atletas. Os jogadores de futebol Robinho (Santos) e Rogério Ceni (São Paulo), o nadador Gustavo Borges, a jogadora de vôlei Fernanda Venturini (Rexona/Ades), o velejador Robert Scheid e o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, cederam suas imagens para incentivar as doações.

Lu Alckmin destacou que, assim como os atletas trabalham em equipe para conquistar resultados, a solidariedade também deve ser um trabalho em equipe. “Se todos participarem com a doação de um agasalho, venceremos mais do que apenas o frio. Mais importante do que o calor da roupa é a generosidade do gesto e o respeito à dignidade de quem recebe”, afirmou.

O nadador Gustavo Borges aproveitou para fazer um apelo aos jovens. “Se envolvam na campanha e divulguem bastante para que ela seja um sucesso e possamos ajudar o próximo”, disse.

Uma tonelada de lã

Além de aumentar a arrecadação de peças, a presidente do Fundo Social de Solidariedade pretende ampliar o número de parceiros, que no ano passado foi de cerca de 800 instituições.

Na edição deste ano, um dos parceiros, o Grupo Pingouin Paramount, aproveitou a cerimônia de lançamento da campanha no Palácio dos Bandeirantes, para anunciar a doação de uma tonelada de lã. Lu Alckmin informou que funcionários do Governo do Estado vão confeccionar cobertores com a lã doada.

A coordenadora da Campanha do Agasalho na Secretaria Estadual da Energia e Recursos Hídricos, Arlete Arce, afirmou que além de transformar a lã em agasalhos, os funcionários devem participar de caminhadas para recolher cobertores, roupas e calçados em ruas da Capital. “No ano passado, conseguimos entregar mais de 4,2 milhões de peças. Este ano nossa meta é chegar a 6 milhões”, afirmou.

Além do Grupo Pingouin Paramount e do envolvimento de todas as Secretarias e órgãos do Estado, outros parceiros já estão colaborando com a Campanha, entre eles, a agência de propaganda DPZ, que desenvolveu as peças publicitárias, a Klabin, que doou cerca de 18.000 caixas de papelão para colocar nos postos de arrecadação, a Tim Brasil e o Instituto Sol, que doaram, respectivamente, 300.000 e 600.000 sacolas, e a Imprensa Oficial do Estado, que confeccionou os cartazes.

Como participar

Para doar agasalhos, basta levar peças novas ou em bom estado de conservação ao posto de arrecadação mais próximo. Os endereços dos postos podem ser obtidos no site da Campanha do Agasalho www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo telefone (0xx11) 3874-6738.

Entre os postos de arrecadação estão hoje a rede de supermercados Carrefour, agências do Banco Nossa Caixa e Santander Banespa, escolas estaduais e delegacias. Quem quiser colaborar tornando-se posto arrecadador, também poderá se cadastrar no site.

Oscar da Propaganda

Durante a cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2005, o presidente da agência de Propaganda DPZ, Roberto Duailibi, informou que a campanha do ano passado acaba de ganhar o prêmio Marketing Best de Responsabilidade Social. Em 2004, a campanha estrelada pelo ator Rodrigo Santoro arrecadou 60,7% mais peças que no ano anterior.

Lançado em 2002 pela Madia Marketing School e Editora Referência, o prêmio é uma espécie de Oscar da propaganda no mercado brasileiro.

Cíntia Cury