Campanha do Agasalho 2003 arrecada 7 milhões de peças

Número recorde é cerca de três vezes maior do que o arrecadado no ano passado

seg, 07/07/2003 - 13h47 | Do Portal do Governo


Número recorde é cerca de três vezes maior do que o arrecadado no ano passado

O inverno deste ano não será tão rigoroso no Estado de São Paulo. Mesmo que as temperaturas caiam bastante nos próximos dias, milhões de pessoas carentes e moradores de rua, que mais sofrem nas estações de frio, estarão protegidas graças à solidariedade da população paulista. A Campanha do Agasalho 2003 foi encerrada oficialmente nesta segunda-feira, dia 7, com número o recorde de sete milhões de peças arrecadadas.

Cobertores, agasalhos, sapatos, lençóis e travesseiros compõem a maior parte das doações, que estão sendo distribuídas na Capital e Interior. Até o próximo dia 30, os postos de arrecadação ainda estarão recebendo os agasalhos de quem quiser doar. A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, agradeceu ao apoio dos 800 parceiros que participaram da Campanha, entre empresas públicas e privadas, secretarias, entidades, escolas, pessoas públicas e sociedade civil.

A Campanha 2003 superou em muito às anteriores. No ano passado, a arrecadação atingiu a marca de 2,2 milhões de peças, contra 400 mil no ano de 2001. Para Maria Lúcia, o sucesso se deve à conscientização da sociedade. “Todos estão percebendo que têm responsabilidade social”, disse. Ela destacou que, além de aquecer, as peças irão levar dignidade às pessoas carentes. “Elas irão se sentir amadas e cuidadas, pois estão recebendo roupas novas. As doações foram todas de qualidade”, observou.

Numa época em que a violência vem crescendo em todo mundo, a presidente do Fussesp acredita que a solidariedade é um bom caminho para reverter a situação. “Com a união de todos para ajudar o próximo, dividindo um pouco do que têm, é possível viver em um mundo melhor. Este é o caminho da paz”, avaliou.

A expectativa inicial da Campanha 2003, que teve como slogan “Doe Calor neste Inverno”, era obter três milhões de peças doadas. Maria Lúcia explicou que nos últimos dias percebeu que o número seria superado, mas não imaginou que chegaria aos sete milhões. “Achei que iríamos chegar até quatro milhões, mas sete milhões foi uma arrecadação que superou qualquer expectativa”, analisou.

Um dos fatores que mais impulsionaram a Campanha foi a presença de inúmeras pessoas públicas na divulgação. O jogador do São Paulo Futebol Clube, Kaká, foi o primeiro a aderir, logo no lançamento, dia 28 de abril. “A presença dele foi importante não só porque atraiu os jovens, mas por motivar outros atletas e personalidades públicas a se engajar”, afirmou Maria Lúcia. A produção da Campanha 2003 foi realizada gratuitamente pela Agência DPZ, que confeccionou filme, cartazes, anúncios e outdoor, e pela Agência ADAG, responsável pelo jingle e distribuição para rádios.

O governador Geraldo Alckmin – que durante o encerramento da Campanha, no Palácio dos Bandeirantes, estava no Rio de Janeiro, representando o Estado de São Paulo na candidatura para a Olimpíada 2012 – gravou uma mensagem elogiando o engajamento da população. “Agradecemos o esforço e a dedicação de todos e tenho certeza de que teremos um número recorde”, previu Alckmin, momentos antes da divulgação do resultado final.

A distribuição das peças na Capital está atendendo 1.700 entidades cadastradas no Fussesp e no Interior é repassada para os Fundos de Solidariedade Municipais. “As cidades mais carentes têm prioridade, mas recebemos tanto que será possível atender aos 645 municípios do Estado”, comemorou Maria Lúcia.

Rogério Vaquero

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