Campanha do Agasalho 2003 alcança 4 milhões de peças arrecadadas

Meta inicial é ultrapassada em mais de um milhão de roupas e cobertores

qua, 02/07/2003 - 15h10 | Do Portal do Governo


A cinco dias do término da Campanha do Agasalho 2003, o Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) já arrecadou cerca de 4 milhões de peças de roupas e cobertores.

O número ultrapassa a expectativa inicial da Campanha em mais de um milhão de peças. Nesta quarta-feira, dia 2, foi a vez da Polícia Militar (PM) entregar os agasalhos obtidos em todo o Estado de São Paulo.

A arrecadação da PM atingiu 1,38 milhão de peças, entre cobertores, agasalhos, calçados e outros tipos de doações, como toalhas, lençóis e travesseiros. A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, elogiou o engajamento da Polícia Militar e de todos aqueles que colaboram com a iniciativa. ‘As pessoas entenderam que era para dividir um pouco do que têm com o próximo, pois só estamos recebendo roupas novas ou em excelente estado’, disse, acrescentando que isso irá levar dignidade a milhões de pessoas.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrou que, somando a arrecadação da PM com a da Polícia Civil, foram mais de 2 milhões de peças. ‘Havia uma meta nossa de bater qualquer recorde de arrecadação. O Fundo Social conseguiu criar essa competição positiva entre todos da administração direta, indireta e também com as empresas’, destacou.

Ele creditou o expressivo número de doações à seriedade do Fundo Social. ‘As pessoas têm consciência de que aquilo que elas doam irá chegar aos mais necessitados. Isso você percebe com a quantidade de roupas novas entregues’, observou. O secretário informou que mais de 100 mil cobertores novos foram doados para a Polícia Civil, que também conseguiu um carro, por meio da empresa Porto Seguro, para ser doado ao Fussesp.

A distribuição das peças que chegam nos depósitos do Fundo Social está sendo realizada em todo o Estado. Maria Lúcia disse que há uma frente de trabalho e um grupo de voluntários separando as peças por tamanho e material. Segundo ela, há mais de 1.700 entidades da Capital cadastradas no Fussesp, recebendo as roupas e cobertores. As pessoas que moram nas ruas da Capital também estão sendo beneficiadas. Para o Interior, a entrega é feita aos Fundos Municipais de Solidariedade.

A cerimônia também contou com a participação do comandante da PM, Alberto Silveira Rodrigues, que entregou simbolicamente um jogo de agasalho, cobertor e tênis para o Fussesp. ‘Os policiais militares, que muitas vezes dão a própria vida para fazer cumprir a Lei, também trabalharam com empenho para dar um auxílio às pessoas que mais precisam’, comparou Rodrigues.

Rogério Vaquero