Campanha de Vacinação do Idoso tem início em São Paulo

Objetivo é vacinar cerca de 2,4 milhões de pessoas contra a Gripe até o dia 30 de abril

sáb, 12/04/2003 - 10h55 | Do Portal do Governo

Objetivo é vacinar cerca de 2,4 milhões de pessoas contra a Gripe até o dia 30 de abril

A Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso teve início neste sábado, dia 12, e irá até o dia 30 de abril em todo o País. No Estado de São Paulo, a expectativa é a de que 2,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade passem pelos postos de vacinação e fiquem imunes à doença.

A abertura da campanha foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, que aplicou a vacina no braço do cardeal emérito do Estado, Dom Paulo Evaristo Arns, 81 anos. ‘Espero que este exemplo sirva para incentivar todos a tomar as precauções contra a gripe’, disse o cardeal, lembrando que muitos idosos já faleceram nos meses de inverno por complicações decorrentes da gripe.

Para Alckmin, é importante que todos se conscientizem da necessidade de tomar a vacina, pois ela apresenta resultados positivos. ‘Ela evita a gripe e outras complicações como pneumonia e internação em hospital. Também evita que os idosos fiquem deitados em camas, o que é perigoso para pessoas de idade avançada, e evita, até mesmo, a ocorrência de mortes’, afirmou.

A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa pelas vias respiratórias. Nos idosos é freqüente a ocorrência de complicações após a contração do vírus e a vacina é o principal meio de prevenção. ‘Temos a expectativa de chegar a 70% das pessoas acima de 60 anos vacinadas’, destacou o governador.

Vacina será fabricada em São Paulo

A vacina que está sendo aplicada contra a gripe é importada da França e o Instituto Butantã realiza o envasilhamento. Segundo Alckmin, na última segunda-feira, o Estado assinou convênio com o Ministério da Saúde para que estas vacinas comecem a ser fabricadas em São Paulo.

A partir do ano de 2005, parte das vacinas distribuídas já será de fabricação paulista. ‘E em 2006, todas as vacinas contra a gripe aplicadas no Brasil serão fabricadas em São Paulo’, destacou.

Postos também vacinam contra Tétano e Difteria

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que neste sábado estarão em funcionamento 5.200 postos de vacinação em todo o Estado. Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira e até o dia 30 de abril serão 2.500 unidades públicas de saúde, estaduais e municipais, que estarão disponíveis. A vacina é gratuita. ‘Os idosos podem procurar estes locais, em todos os municípios do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para serem vacinados’, explicou.

São 3,5 milhões de doses de vacina contra a gripe colocadas à disposição, além de um milhão de doses da Dupla Adulto, contra tétano e difteria. As vacinas contra essas outras duas doenças devem ser reaplicadas a cada dez anos, como reforço.

Rogério Vaquero / Cíntia Cury