Campanha de Vacinação contra Rubéola atendeu 3,9 milhões de mulheres

Encerrada em 30 de novembro, a campanha será mantida nos municípios que não atingiram a meta de imunização

ter, 04/12/2001 - 20h26 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola, no Estado de São Paulo, foi encerrada em 30 de novembro e atendeu 3,9 milhões de mulheres de 15 a 29 anos, o que corresponde a 81% da população de mulheres não grávidas. Desde a década de 70, esse é o maior número de adultos vacinados em uma campanha de quatro semanas no país.

No entanto, a cobertura ideal para eliminar a síndrome da Rubéola Congênita no Estado é de 95%. Por isso, é necessário manter as ações de vacinação nos municípios que ainda não atingiram este índice.

Dos 645 municípios paulistas, apenas 152 alcançaram cobertura de 95% das mulheres não grávidas, o que representa 24% do Estado. As regiões que apresentam maiores coberturas vacinais são as de Marília (93%), Santos (92%) e Sorocaba (91%). A região metropolitana mostrou, na última semana, um total de doses aplicadas maior que nas anteriores. A média ficou acima de 80% em todas as regiões, exceto Santo André, que atingiu apenas 76%.

A campanha será mantida nos municípios que não alcançaram a média desejada, com a busca ativa da população alvo, até que se alcance o objetivo proposto.