Campanha de Vacinação contra poliomielite é prorrogada em algumas regiões do Estado

Frio e chuva não permitiram que, pelo menos, 95% das crianças com idade de 0 a quatro anos fossem vacinadas no sábado

seg, 17/06/2002 - 13h22 | Do Portal do Governo

As crianças com idade entre 0 e cinco anos que não conseguiram tomar a vacina contra a poliomielite no último sábado, dia 15, por causa do frio ou da chuva nas regiões da Baixada Santista, Registro, Osasco/Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e na Capital terão até a próxima sexta-feira, dia 21, para receber a ‘gotinha’ contra a paralisia infantil. Os postos de saúde estarão imunizando as crianças menores de cinco anos nesta segunda-feira, das 12h30 às 17 horas, e de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Essa é a primeira etapa da vacinação este ano. A segunda deve ocorrer no dia 24 de agosto. Todas as crianças nessa faixa etária devem tomar as duas doses deste ano, independente do número de vezes que foram vacinadas anteriormente.

De acordo com a diretora da divisão de imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual da Saúde, Clélia Maria Aranda, até as 15 horas do sábado, dois milhões de crianças haviam sido vacinadas em todo o Estado. Os resultados finais da campanha de vacinação serão divulgados pelo CVE nesta terça-feira, dia 18.

Como a meta era atingir, no mínimo, 95% das 3,4 milhões de crianças nessa faixa etária em todo o Estado, a imunização está sendo prorrogada até sexta-feira, dia 17, nas regiões que tiveram problemas por causa do mal tempo.

Transmitida por vírus, a poliomielite está erradicada no Brasil há 13 anos. Os últimos registros da doença no país são de 1989, quando foram confirmados casos nos Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba. Em São Paulo, o último caso foi notificado em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Por isso, em 1994, o país conquistou o Certificado de Erradicação da Transmissão do Poliovírus Autóctone Selvagem, atribuído pela Comissão Internacional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite.

No ano passado, porém, a transmissão do poliovírus selvagem ocorreu em dez países, principalmente na índia, Paquistão e Nigéria, considerados os principais reservatórios do vírus. A contaminação aconteceu em áreas de baixa cobertura vacinal.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, a expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que até 2005 a poliomielite esteja erradicada em todo o mundo. ‘Então, até lá, vamos manter nossas crianças permanentemente vacinadas’.

Chance para atualizar a carteirinha

As crianças nessa faixa etária que estão com vacinas em atraso também poderão aproveitar para ter as carteiras de vacinação atualizadas. Os postos terão à disposição vacinas contra a tuberculose (BCG); difteria, coqueluche e tétano (DTP); hepatite B; sarampo; Tríplice Viral (contra sarampo, rubéola e caxumba); e febre amarela (para a região Oeste do Estado), para aqueles que ainda não receberam as doses.

Rubéola

A Campanha de Vacinação Contra a Rubéola, realizada em novembro do ano passado em São Paulo, foi iniciada no sábado, dia 15, em onze Estados brasileiros. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Roraima, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Piauí. Embora a campanha já tenha sido realizada em São Paulo, os postos de saúde ainda estão vacinando mulheres com idade entre 15 e 39 anos, que não puderam tomar a vacina em novembro de 2001. Quem quiser ser imunizada contra a rubéola, deve procurar o posto de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Cíntia Cury