Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso pretende vacinar 2,4 milhões de pessoas

Alckmin participou neste sábado, dia 23, da pré-abertura da campanha no Estado de São Paulo

sáb, 23/04/2005 - 10h18 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, neste sábado, dia 23, da pré-abertura da Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso no Estado de São Paulo. O evento aconteceu no Sesc da Vila Mariana, na capital. Dando início à campanha, o governador aplicou a vacina no prefeito José Serra e em um funcionário do Sesc.

O atendimento nos postos de vacinação começa na próxima segunda-feira, dia 25. A Secretaria Estadual da Saúde pretende vacinar pelo menos 2,4 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, número que corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,5 milhões de idosos no Estado.

Entre os idosos que compareceram ao local para acompanhar o evento estava Maria Luísa Wolf Santos, 64 anos. Ela contou que tem tomado a vacina desde que completou 60 anos. ‘Acho a campanha maravilhosa’, elogiou.

‘A vacina previne a gripe, suas complicações, internações hospitalares e até óbito. As pessoas idosas podem falecer de problemas pulmonares ou respiratórios’, explicou Alckmin.

Ele disse que atualmente a vacina é comprada do Instituto Pasteur, da França, e envasilhada no Instituto Butantan. Agora, o Governo paulista assinou convênio com o Governo federal e está construindo uma fábrica de vacina contra gripe. ‘Trouxemos a tecnologia da França. Em 2006 estaremos fabricando a vacina para São Paulo e, em 2007, para todo o Brasil’.

Neste ano, a campanha contará com uma equipe de 28.600 profissionais, 2.200 carros e cinco barcos em todo o Estado. As vacinas também serão distribuídas e aplicadas em idosos internados em 1.440 asilos. Em 2004 o Estado teve 78% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

Além da vacina contra o vírus da gripe, a Secretaria ainda oferecerá à população a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. Os idosos também poderão passar por exames de prevenção contra câncer de boca.

A Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso vai de 25 a 30 de abril (incluindo o sábado) e de 2 a 6 de maio. Neste período a população terá à disposição cerca de 5.300 postos fixos e volantes, que funcionarão das 8h às 17h.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, tel. (11) 3066-8701 ou 3066-8707.

Adriana Fares