Campanha de vacinação contra a rubéola é prorrogada até o dia 30

Apenas 23,8% das cinco milhões de mulheres com idade entre 15 e 29 anos foram imunizadas na primeira semana da campanha

qua, 14/11/2001 - 11h36 | Do Portal do Governo

Apenas 23,8% das cinco milhões de mulheres com idade entre 15 e 29 anos foram imunizadas na primeira semana da campanha

A campanha de vacinação contra a rubéola foi prorrogada até o dia 30 de novembro. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo decidiu aumentar o prazo da campanha, que terminaria nesta sexta-feira, dia 16, porque menos de 25% das cinco milhões de mulheres com idade entre 15 e 29 anos tomaram a vacina.

Do dia 5 de novembro, dia do início da campanha, até o último dia 10, apenas 1,1 milhão de pessoas foram imunizadas contra a rubéola em todo o Estado. Somente 24% dos 645 municípios paulistas atingiram a meta estabelecida para a primeira semana de vacinação, que era de 40%.

As mulheres com idade entre 25 e 29 anos foram as que menos procuraram os postos de saúde até agora. Das pessoas imunizadas, apenas 19,8% estão nesta faixa etária. As que apresentaram maior adesão à campanha foram as meninas com idade entre 15 e 19 anos, 28,3% das vacinadas.

A rubéola é uma doença grave quando atinge a mulher durante a gravidez. A infecção provoca a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) em bebês, causando cegueira, surdez e outras deficiências na criança. No ano passado foram confirmados 135 casos da síndrome em São Paulo.
A campanha de vacinação tem como meta imunizar a faixa etária com maior risco de contrair a rubéola, que está entre 15 e 29 anos.

Para saber o endereço do posto de saúde mais próximo, na Capital, basta ligar para o Disque-Saúde, no telefone 1520, das 7 às 19 horas. Além dos postos de saúde, a dose da vacina pode ser tomada também nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda (ambulatório dos viajantes). Nos demais municípios, as informações sobre postos de saúde podem ser obtidas nas Secretarias Municipais de Saúde.

Cíntia Cury