Campanha da Aftosa: Estado dispõe 17 milhões de doses da vacina

nd

sex, 16/11/2001 - 12h12 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo dispõe de 17 milhões de doses da vacina contra febre aftosa, quantidade suficiente para a imunização dos 13 milhões de bovinos e bubalinos que formam o rebanho paulista. No último dia 13, mais oito milhões de doses do produto somaram-se às 9 milhões que já haviam sido entregues aos setores responsáveis pela comercialização.

A Coordenadoria de Defesa Animal volta a lembrar aos produtores rurais que a vacinação é obrigatória. Segundo os técnicos, um índice de vacinação de 98,48%, como o que foi alcançado na campanha do ano passado, pode dar a impressão de que poucos animais ficaram fora do processo. Entretanto, num universo de 150 mil propriedades com rebanho, os 1,5% não atingidos significam mais de duas mil propriedades que tornam-se pontos de risco.

O documento preenchido pelo produtor na hora da compra da vacina deve ser entregue para registro na Casa de Agricultura de sua cidade, logo após a aplicação da dose no animal. Os rebanhos que não tiverem sido registrados serão vacinados pela ‘agulha oficial’, após o fechamento da campanha, e seus proprietários receberão pesadas multas.