Calendário 2004 da Imprensa Oficial: Uma visão bem-humorada da cidade de São Paulo

Lançamento foi realizado na Pinacoteca do Estado

qui, 11/12/2003 - 11h17 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial lançou no dia 6, na Pinacoteca do Estado, o seu Calendário 2004, com imagens extraídas do livro São Paulo: Uma Visão Bem-Humorada Sobre Esta Cidade, do artista plástico e cartunista Paulo Caruso, editado em parceria com a empresa.

Jornalistas, artistas e designers, como Maia, da dupla Gepp & Maia, a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e mais de 200 pessoas participaram do evento que invadiu a tarde, sob o som bem paulistano do grupo “Escorregando” (o nome é uma homenagem ao compositor Ernesto Nazaré) que, com chorinhos e clássicos da MPB encantou a todos. Uma exposição com os 12 desenhos do calendário, imagens de grandes ícones da cidade, retratados no estilo bem-humorado e expressivo do cartunista, entusiasmou a concorrida fila de autógrafos.

Emocionado, Paulo Caruso – que completou 54 anos no sábado – confessou sua satisfação com todo o processo que envolveu a parceria com a Imprensa Oficial, destacando também o profissionalismo da equipe da Pinacoteca do Estado. ‘Eu contei com o total envolvimento dos profissionais da Imprensa Oficial de São Paulo, entusiasmados com o trabalho. Especialistas e técnicos ajudaram no trabalho desde o tratamento de imagens originais, até o processo de editoração e impressão.”

Sobre a exposição dos desenhos originais, Paulo Caruso afirmou que raríssimas vezes testemunhou tanto cuidado com suas obras e utilização de métodos tão modernos na montagem de uma exposição. “Na Pinacoteca se respeita a arte e a cultura; pela primeira vez tive minhas obras manuseadas por profissionais com luvas”, agradeceu o artista. ‘Faço questão de doar o quadro retratando a Pinacoteca para o acervo do museu.”

Trabalhos premiados

Os calendários da Imprensa Oficial já receberam dois prêmios internacionais – as edições de 1997 e 1998 foram agraciadas com o Premier Print Award da Printing Industries of América, dos Estados Unidos. A de 2004, agora posta em circulação, retrata lugares históricos e especiais da cidade de São Paulo, como o Monumento às Bandeiras, Sala São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Catedral da Sé, Edifício Copan, Teatro Municipal, Pinacoteca do Estado, Mercado Municipal, Agência Central dos Correios e Museu do Ipiranga.

Percival Tirapelli, autor do livro Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó, co-editado pela Imprensa Oficial e Editora da Unesp, disse que quando chega o fim do ano, todos esperam para saber qual será o tema do Calendário da Imprensa Oficial. ‘Ficou lindo, maravilhoso. O Caruso pegou o espírito da cidade. A dinâmica do seu traço alegra a paisagem’, afirmou.

‘O calendário é distribuído por todo o Estado. É uma forma de apresentar nossos grandes monumentos para as cidades do interior’, comemorou Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial.
Cláudia Costin, secretária de Estado da Cultura, também compareceu ao lançamento: ‘A Imprensa Oficial tem, tradicionalmente, feito calendários com temas inovadores. Escolher Paulo Caruso e São Paulo traz a possibilidade de prazer estético junto com aprendizagem para crianças, jovens e adultos. Parabéns à Imprensa Oficial’.

SERVIÇO
O Calendário 2004 custa R$ 25,00. Mais informações pelo site: www.imprensaoficial.com.br/livraria.

Da Agência Imprensa Oficial