Cai taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo

Confira os resultados da última pesquisa da Fundação Seade e Dieese

qui, 20/12/2001 - 11h04 | Do Portal do Governo

A taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) caiu no mês de novembro. De acordo com os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgados nesta quinta-feira, dia 20, na Capital, a taxa de novembro ficou em 17,9% da População Economicamente Ativa (PEA). O contingente de desempregados foi estimado em 1.668.000 pessoas. Em outubro o índice ficou em 18,3%. O que representou uma queda de 2,2%.

Pelo levantamento realizado pela Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, em parceria com o Dieese, a redução do número de desempregados ocorreu, principalmente, em virtude da geração de 32 mil ocupações e da saída de seis mil pessoas da força de trabalho.

O nível de ocupação apresentou movimento de 0,4%, o que era esperado para esse período do ano. Por setor de atividade foi verificado o seguinte comportamento:

– Indústria: redução de 17 mil postos de trabalho
– Comérciou: aumento de 36 mil ocupações
– Serviços: estabilidade
– Demais setores: acréscimo de 19 mil ocupações.

O rendimento médio real dos ocupados diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, com retração de 1,4% em outubro, passando a corresponder a R$ 841. Entre os assalariados também houve decréscimo da remuneração média (0,9%), tornando-a equivalente a R$ 874. Comparada a novembro de 2000, a taxa de desemprego total na RMSP aumentou 10,5%.

Leia também:

* Região do ABC registra aumento no número de desempregados