Cai taxa de desemprego na região do ABC paulista

Confira os resultados da última pesquisa da Fundação Seade e Dieese

qua, 07/11/2001 - 11h12 | Do Portal do Governo

A taxa de desemprego da região do ABC paulista caiu para 16,8%. A informação está na última Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada na manhã desta quarta-feira, dia 7, em Santo André.

Segundo o levantamento realizado pela Fundação Seade (vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento), Dieese e Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings, em setembro, o contingente de desempregados foi estimado em 209.000 pessoas.

A taxa de desemprego total da região do ABC decresceu. Foi registrado o menor patamar observado desde o início da pesquisa, ao passar de 18,2%, em agosto, para os atuais 16,8% da População Economicamente Ativa (PEA).

O nível de ocupação cresceu 1,9% no mês em análise, devido ao bom desempenho dos setores de serviços e do comércio. A ocupação na Indústria permaneceu praticamente estável.

Em agosto, o rendimento médio real dos ocupados subiu 1,6%. No caso dos assalariados, a elevação foi 2,1%, interrompendo a trajetória descendente dos três meses anteriores. Em valores monetários, o rendimento dos ocupados passou a corresponder a R$ 830 e o dos assalariados, a R$ 862.