Cai em 57,2% o índice de violência nas escolas estaduais

nd

seg, 29/07/2002 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação divulgou nesta segunda-feira, dia 29, os resultados de uma pesquisa realizada nos últimos meses, de fevereiro a junho, que aponta queda de 57,2% nos índices de violência nas escolas. A pesquisa foi feita pela própria Secretaria nas 6.161 unidades da rede em todo o Estado. No mesmo período, subiu para 34,4% as escolas sem registro de qualquer tipo de ocorrência. As maiores alterações surgiram após a implantação do Plano de Segurança nas Escolas, lançado em maio, e que previa, além de equipamentos, uma mudança na postura educacional a partir do envolvimento da comunidade com o ambiente escolar.

Para realizar o levantamento, a Secretaria disponibilizou no Sistema de Cadastro de Alunos uma planilha específica elaborada em conjunto com a Polícia Militar. A partir disso, as escolas entraram no programa e passaram a registrar informações como: tipo de freqüência das ocorrências, notificadas ou não à Secretaria de Segurança Pública. Isso permitiu um mapeamento completo de toda a rede pela primeira vez no Estado.

Num comparativo mês a mês, a pesquisa demonstra que os índices começaram a baixar em todo o Estado de São Paulo em abril, comparando-se a maio: a queda foi de 10,2%. Já maio em relação a junho, chegou aos 57,2%. Essa mesma oscilação verifica-se em relação às escolas sem ocorrências. Entre abril e maio, o aumento foi de 7,3%, enquanto em junho alcançou 34,4%.

Outros indicadores revelaram que 83,9% das escolas não tiveram casos de violência em junho de 2002, contra 62,5% em maio e 58,2% em abril. No Interior do Estado, este índice chegou a 86,3% dos estabelecimentos; na Região Metropolitana a 80,4% e, na Capital, subiu para 79,7%.

O levantamento abrange oito tipos de ocorrências: lesão corporal/agressão, ameaça de bombas, tráfico de entorpecentes, portes de entorpecentes e ilegal de arma, dano/ depredação contra o patrimônio, furto e arrombamento. Para se ter uma idéia da redução, em fevereiro, o número de ocorrência de lesão corporal/agressão no Estado era 329, e em junho caiu para 260. No mesmo período, o tráfico de entorpecentes era de 111 e foi reduzido para 37.

A Secretaria também está verificando os bares que funcionam próximos às escolas e enviando a relação dos que devem ser fechados para as prefeituras, inclusive da Capital.

Valéria Cintra