Caem os índices de acidentes nas estradas paulistas

Estado vai apoiar campanha para redução de acidentes, lançada no Dia Mundial da Saúde, e criará Conselho Permanente

qua, 07/04/2004 - 15h45 | Do Portal do Governo


O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, foi marcado pelo tema ‘diminuição de acidentes’. Durante cerimônia de lançamento do Movimento Permanente para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte, nesta quarta-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin enfatizou que os acidentes são considerados hoje um problema de saúde pública. Constituem uma das três principais causa mortis nos países industrializados e no Brasil, junto com problemas de coração e câncer. Alckmin também anunciou a criação de um Conselho Estadual Permanente de Redução de Acidente de Trânsito para a implementação de medidas de conscientização e diminuição de acidentes.

“Entre as pessoas com até 40 anos de idade, essa é a primeira causa de morte. No passado, se morria de doença infecciosa, como gripe espanhola, difteria, tuberculose. Isso mudou depois do antibiótico”, disse o governador. Ele também destacou que para combater acidentes não existe remédio. “É preciso educação, mudar a cultura de que quem dirige bem, dirige correndo”. Cerca de 41% das pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Brasil têm idade entre 15 e 34 anos.

Levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que os acidentes de automóveis matam 1,2 milhão de pessoas por ano e deixam 50 milhões feridas ou incapacitadas no mundo todo. No Brasil, as estatísticas mostram que mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito anualmente e outras 500 mil ficam feridas. Os prejuízos chegam a US$ 8 bilhões por ano.

Em São Paulo, os esforços do Governo do Estado nas áreas de engenharia, educação e fiscalização estão reduzindo os índices de acidentes nas rodovias paulistas.

Nas estradas administradas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, o número de acidentes apresentou redução de 10% de 2002 para 2003. Já nas rodovias concessionadas, a queda foi de 19,8% nos últimos três anos.

O número de vítimas fatais, de 2002 para 2003, também caiu mais de 10%, consolidando uma tendência que vem sendo observada no Estado desde 1999. Na última Operação Carnaval, a redução no número de vítimas fatais foi de quase 18%, comparado à mesma operação realizada no ano anterior.

Leia mais:

  • Dia Mundial da Saúde tem como tema a redução de acidentes de trânsito
  • Estado investe nas melhorias das estradas
  • Estado vai criar Conselho Estadual Permanente de Redução de Acidente de Trânsito

    Cíntia Cury