Caconde tem mais uma escola para 945 alunos de 5ª a 8ª série

Programa Profissão oferecerá cursos profissionalizantes também na área técnico-industrial em 2002

sáb, 17/11/2001 - 19h00 | Do Portal do Governo

Programa Profissão oferecerá cursos profissionalizantes também na área técnico-industrial em 2002

Alunos da Escola Fernando Magalhães, no município de Caconde, vão poder estudar com mais conforto. A partir do próximo ano, alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da escola superlotada vão estudar na Escola Estadual do Bairro Santo Antonio. Inaugurada neste sábado, dia 17, pelo governador Geraldo Alckmin, a nova unidade de ensino tem capacidade para receber 945 estudantes e foi construída pelo Governo do Estado, em parceria com o município. Alckmin também entregou, em Caconde, as obras do anel viário de acesso ao município.

Para o governador, a parceria com o município é a melhor maneira de executar obras. ‘Desta forma, é possível gerar emprego e renda dentro das cidades. E a prefeitura, por estar mais próxima, pode acompanhar melhor a execução da obra’, afirmou.

Além de nove salas de aula, a escola do Bairro Santo Antonio dispõe de sete salas administrativas e 11 ambientes complementares, como cozinha, refeitório, grêmio e sanitário especial. A área total construída é de 1.166,40 m² e a obra foi executada em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura local.

De janeiro de 1995 a setembro de 2001, foram concluídas 18 obras, entre construções novas e ampliações, na Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista, que jurisdiciona o município de Caconde. Isso significa a entrega de 73 salas de aula, com criação de 7.665 novas vagas. Além disso, foram executadas 152 reformas e outras seis estão em andamento na região.

No mesmo período, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, iniciou a construção de 698 escolas em São Paulo. Dessas, 532 já foram entregues e 166 estão em andamento. Também foram efetuadas 1.201 ampliações, sendo 1.126 concluídas e 75 em fase de execução. Isso se traduz em mais de 10,4 mil salas, das quais mais de 8,4 mil concluídas e quase 2 mil em fase de execução. Totalizando mais de um milhão de vagas, sendo 890 mil entregues e 208,5 mil em andamento.

Programa Profissão oferece 50 mil vagas para 2002

O Programa Profissão terá cursos em mais áreas a partir de 2002. De acordo com o secretário adjunto da Educação, Hubert Alqueres, além dos cursos na área de serviço, como turismo, informática e hotelaria, o programa vai oferecer vagas em cursos da área técnico-industrial. Para o ano que vem, serão oferecidas 50 mil vagas em cursos profissionalizantes, realizados em parceria com o Senac, Sesc e Senai.

Os alunos que estiverem concluindo o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública estadual podem se inscrever para o Profissão a partir da primeira semana de dezembro. Os interessados devem preencher o cadastro na própria escola em que estudam.

Cíntia Cury / Rogério Vaquero