Brotas realiza a VII Edição dos Jogos Estaduais dos Idosos

Participam deste campeonato 1.400 atletas de 121 municípios

qui, 23/10/2003 - 16h35 | Do Portal do Governo

A realização do Jogos Estaduais dos Idosos (JEI) movimenta o município de Brotas nesta sexta-feira, dia 24.

O evento será realizado a partir das 15h30 no Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla (Brotão) na Avenida Dante Martinelli, s/nº – Jardim Regina.

Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Estarão participando desta etapa final dos Jogos Regionais dos Idosos 1.400 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 121 municípios do Estado de São Paulo.

Os participantes do JEI foram selecionados entre os 10.124 atletas, de 282 municípios, que competiram nos Jogos Regionais dos Idosos – JORIs, realizados ao longo do ano nos municípios de Sorocaba, Ituverava, Santa Fé do Sul, Andradina, Caraguatatuba e Itatiba. Haverá entrega de troféus para os primeiros colocados em cada modalidade

A cerimônia de abertura contará com o desfile de todas as delegações que vão interpretar o Hino Nacional. A pira olímpica será acesa pelo atleta Ricardo Angelo Giordani, e o juramento feito pela atleta Maria Peral do Nascimento. As competições, que se realizarão nos dias 24, 25 e 26, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 17, às 12 horas, no próprio Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin. ‘Cabe aos governantes, a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta’, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. ‘Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social’, observa Maria Lúcia, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. ‘A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania’, enfatiza.

Os Jogos Estaduais dos Idosos têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Estarão presentes na cerimônia, a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, a presidente do Fundo Social do município, Leda Maria Negrão Pereira Barreto, uma representante do presidente da Nossa Caixa, entre outros.

COLETIVA – 17h30 – Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla – Brotão (Av. Dante Martinelli, s/nº – Jardim Regina)

ABERTURA – 16h30 – mesmo local da coletiva

Informações Fundo Municipal de Brotas – (Leda Maria Negrão).
C.A.