Brotas abre a VII Edição dos Jogos Estaduais do Idoso

Participam da competição 1.400 atletas de 121 municípios

sex, 24/10/2003 - 20h01 | Do Portal do Governo


‘Este é o resultado do trabalho maravilhoso das presidentes dos Fundos Municipais, que incentiva o idoso a se integrar à sociedade’, afirmou Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ao abrir em Brotas, nesta sexta-feira, dia 24, a sétima edição dos Jogos Estaduais do Idoso – JEI.

Participam desta etapa final da competição, no Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla, 1.400 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 121 municípios do Estado de São Paulo. Os participantes foram selecionados entre os 10.124 atletas, de 282 municípios, que competiram nos Jogos Regionais do Idoso, realizados ao longo do ano nos municípios de Sorocaba, Ituverava, Santa Fé do Sul, Andradina, Caraguatatuba e Itatiba.

Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa.

Lu Alckmin destacou a garra dos idosos, que vieram de longe para a competição. ‘O Brasil tem de mudar a cultura de que o idoso é descartável, ao contrário, tem de ser respeitado, pois contribuiu muito para a sociedade, com seu trabalho.’ Para Lars Grael, secretário da Juventude, Esporte e Lazer, ‘os jogos significam melhor qualidade de vida e saúde preventiva, pois praticar esportes evita doenças.’

As competições tiveram início com a prova de coreografia, com o Grupo Terceira Idade de São Carlos apresentando o ‘Bumba Meu Boi’. Prosseguem neste sábado e domingo, com as modalidades de atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, às 12 horas, no próprio Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla.

Entre os milhares de competidores, um casal se destacava pelo seu entusiasmo. Ele, Osmar, com 76 anos, e ela, com 74, pais de cinco filhos, são praticantes de buraco. ‘Estas competições mudaram nossas vidas, fizemos novas amizades e estamos sempre viajando, conhecendo outras cidades’. Já a torcedora Joana Pedro, de 70 anos, não deixa por menos: ‘Eu renasci, me sinto como se tivesse 20 anos, participo de tudo.’

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, a presidente do Fundo Social do município, Leda Maria Negrão Pereira Barreto, que agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Governo pela dignidade do idoso.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin. ‘Cabe aos governantes, a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta’, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. ‘Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social’, observa ela, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem- estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. ‘A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania’, enfatiza.

Os Jogos Estaduais do Idoso conta com o apoio do Banco Nossa Caixa.

Lilian dos Santos