Brasil sedia seminário preparatório para Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+

Seminário Rio+10 Brasil contará com a participação do secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Jacques Marcovitch

seg, 24/06/2002 - 15h44 | Do Portal do Governo

A Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio + 10 – será realizada em Joanesburgo, África do Sul, de 26 de agosto a 4 de setembro

Dez anos após a realização da histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92, as Nações Unidas promovem outra conferência voltada para a questão do desenvolvimento sustentável. A Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, chamada Rio+10, deverá reunir em Joanesburgo, África do Sul, de 26 de agosto a 4 de setembro, governos nacionais, agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e associações empresariais, com o objetivo de avaliar as mudanças globais desde a Rio-92.

Em preparação a este importante evento, o Brasil está sediando, no Rio de Janeiro, entre 23 e 25 de junho, o Seminário Internacional sobre desenvolvimento Sustentável: de Estocolmo a Joanesburgo, também chamado de Rio+10 Brasil. É a última reunião internacional antes do encontro de Joanesburgo.

O Seminário Internacional do Rio de Janeiro contará com a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento ligadas ao desenvolvimento sustentável, entre eles o professor Jacques Marcovitch, secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Eles estarão apresentando suas idéias sobre os avanços e retrocessos ocorridos nos dez anos que se seguiram à Conferência Rio-92, além de refletir sobre o combate à pobreza e a preservação ambiental, os dois temas principais da reunião de cúpula de Joanesburgo.

Os participantes deverão expor o cenário ambiental previsto para os próximos 10 e 30 anos e como se poderá melhorar a articulação e a parceria entre o governo e a sociedade civil nesse campo.

No evento, os presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da África do Sul, Thabo Mbeki , e o primeiro-ministro da Suécia, Goran Persson, estarão ouvindo e expondo suas idéias e discutindo questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e o meio ambiente com convidados.

Na abertura dos trabalhos será realizada uma ‘Oração pela Terra’, conduzida por líderes religiosos de diferentes crenças.

Também presentes ao Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+10 Brasil os ministros do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, das Relações Exteriores, Celso Lafer, e da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardemberg.