Botânica: Instituto de Botânica dedetiza e preserva seu acervo vegetal

Só no orquidário existem mais de 5 mil espécies, que o fazem o maior da América Latina

qui, 03/10/2002 - 18h09 | Do Portal do Governo

O Instituto de Botânica (IBt) contratou uma empresa de paisagismo e consultoria ambiental para prestar serviços fitossanitários no orquidário, coleção de plantas ornamentais e área de visitação. A iniciativa compreende eliminação de insetos, adubação de vasos e pulverização de fertilizantes e antioxidantes nos vegetais.

O centro de pesquisas do IBt foi fundado em 1938 e compreende o Jardim Botânico, no bairro da Água Funda, na capital, além de duas unidades de conservação. Elas contemplam a vegetação original do Estado: mata atlântica (Reserva Biológica de Paranapiacaba – 336 hectares) e cerrado (Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu – 470 hectares).

Ali são oferecidos cursos de pós-graduação, que têm por objetivo a formação e aperfeiçoamento de profissionais capazes de encontrar respostas para questões de preservação e recuperação ambiental. As inscrições para o mestrado e doutorado estão abertas até o dia 11.

Universo vegetal

O IBt realiza pesquisas com todo o universo vegetal, incluindo plantas com e sem sistema de condução, fungos e cianobactérias. O corpo docente dispõe de 83 pesquisadores, divididos entre agrônomos e biólogos, contratados em regime de dedicação exclusiva de trabalho. Cerca de 80% deles possuem título de doutor.

As linhas de pesquisa abrangem conhecimento e conservação da biodiversidade; monitoramento, recuperação e biorremediação de ambientes alterados; bioprospecção e biotecnologia e educação em meio ambiente.

A atração mais conhecida do IBt é o orquidário, o maior da América Latina, com cerca de 5 mil espécies de orquídeas, mantidas em 12 mil vasos. Cada espécie pode possuir mais de 20 variedades, propiciando aos visitantes uma grande diversidade de cores, tamanho e formatos das plantas. A seção das bromélias possui 5 mil vasos e ainda áreas com plantas ornamentais, bonsais e trepadeiras.

Ao lado está o herbário científico do Estado, que possui mais de 350 mil exsicatas (plantas secas para estudos), acondicionadas em armários especiais e à temperatura controlada. É o maior registro da biodiversidade nativa brasileira com representantes de todos os grupos vegetais. Inclui coleções específicas de frutos, madeira e pólen.

Museu e pau-brasil

O Museu Botânico “João Barbosa Rodrigues” foi construído por Frederico Carlos Hoehne em 1940. É formado por um bloco de cinco salas conjugadas e dispostas em cruz. A sala central possui vitrais coloridos em art nouveau, que enfocam as orquídeas. As paredes são decoradas com ilustrações em alto relevo de grupos vegetais.

O IBt trabalha também em pesquisas com o pau-brasil. Iniciados em 1979, os trabalhos compreendem o estudo da distribuição geográfica, formação, crescimento e cultivo da espécie. Em 1980, foi criado o Arboreto Experimental, em Mogi das Cruzes onde estão plantados 300 exemplares da árvore símbolo do Brasil. Como resultado dessas pesquisas, já foram publicados 14 trabalhos e 31 resumos em congressos científicos.

Além disso, o IBt mantém uma biblioteca, onde estão guardados mais de 80.000 volumes, entre livros, teses, dissertações e títulos de periódicos. O acervo engloba taxonomia vegetal, meio ambiente e plantas nativas do Estado.

Mais informações:
Instituto de Botânica
Orquidário: Visitação de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Avenida Miguel Stéfano 3.031 – Água Funda
São Paulo (SP) – CEP 01061-970
Tel. (11) 5073-6300
Página na Internet: www.ibot.sp.gov.br
Correio eletrônico: ibotanico@yahoo.com.br

Da Agência Imprensa Oficial