Boletim Meteorológico Especial: Estiagem para o Estado de São Paulo

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 23/09/2003 - 14h06 | Do Portal do Governo

A primavera começa num período de estiagem com a chegada de uma intensa massa de ar seco e quente. É interessante ressaltar que embora na primavera, o mês de setembro geralmente ainda apresenta características típicas de inverno. Além disso, as chuvas que ocorreram em virtude da última frente fria apenas amenizaram a seca no interior do Estado, entretanto não foram suficientes para repor o déficit hídrico do solo e reverter o quadro na região.

A seqüência de dias sem chuvas reduziu gradativamente os índices de umidade, que associado às altas temperaturas, favorece a evaporação da água, diminuindo a capacidade de armazenamento, intensificando o déficit hídrico no solo, deixando a vegetação seca e desenvolvendo um cenário meteorológico favorável à ocorrência de queimadas.

Merecem atenção especial os setores do norte, sul e central do Estado. Além disso, essas condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão de poluentes, deixando a qualidade do ar bastante prejudicada, especialmente nos grandes centros urbanos. No momento, os índices de umidade já se encontram abaixo dos 20% no noroeste paulista.

No período da tarde com a elevação da temperatura a tendência é que a umidade atinja valores críticos abaixo dos 12% na região.Na quarta-feira, há previsão de chuvas isoladas, o que ainda é insuficiente para reduzir o risco de incêndio, especialmente na faixa norte. Na quinta-feira o tempo muda no Estado, com previsão de chuvas e predomínio de nebulosidade na maior parte das regiões, o que deve reverter esse quadro de seca e poluição no Estado.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Diretora da DICOOR: Cap Fem PM Tânia Mara Saturi Borges Lima

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências