Boletim de Ocorrência via internet cresce 22% no primeiro trimestre

No ar há cinco anos, Delegacia Eletrônica recebeu no ano passado 155,8 mil BOs

qua, 06/04/2005 - 14h43 | Do Portal do Governo

O registro de Boletim de Ocorrência via internet vem crescendo mês a mês. No primeiro trimestre de 2005, o número de BOs on line cresceu 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2004 foram 155,8 mil registros. Se o crescimento se mantiver no mesmo nível dos três primeiros meses, o número de registros pode chegar próximo a 200 mil.

O Boletim de Ocorrência é um serviço oferecido à população há cinco anos pela Secretaria da Segurança Pública. O objetivo é acelerar a investigação policial, dispensando o deslocamento da vítima até o distrito policial, e deixando a informação disponível para consulta uma hora depois em todos os sistemas de informática da Secretaria no território paulista.

A Delegacia Eletrônica atende sete tipos de ocorrências. São delitos que não envolvem violência física: furtos específicos (celular, documento, veículo e placa de carro), perda de documento, desaparecimento e localização de pessoas. As demais notificações criminais exigem comparecimento no distrito.

O volume diário de BOs eletrônicos varia de acordo com o horário e o dia da semana. Em média são 500 solicitações. As segundas-feiras são os dias em que ocorrem mais incidentes. A Central opera com 12 policiais em regime de plantão, com disponibilidade permanente: 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Quando o denunciante envia o formulário, recebe automaticamente uma resposta, que acusa o recebimento. Em fração de segundos, é gerado um número exclusivo que identifica o BO e o transfere para a lista de espera por chegada. Na seqüência, o programa direciona a queixa para o atendente que está mais tempo sem receber ligação. Então, telefona para a vítima e a conversa é gravada; os dados da requisição são checados e o policial, que fez a ligação, responsável pela ocorrência, decide sobre a confirmação ou não no sistema.

Se o requerimento for aprovado, o programa dispara uma mensagem de correio eletrônico para o denunciante, que recebe permissão para imprimir o BO. Se for rejeitado, um e-mail também é enviado, porém com a justificativa da recusa e a orientação adequada sobre como proceder.

Furto de veículo e desaparecimento de pessoa são prioridades para o atendimento. Segundo a delegada-coordenadora Cristina Bonilha Jarnyk, essas ocorrências exigem intervenção policial imediata e recebem alerta provisório da Polícia Civil. A informação alimenta os bancos de dados do Detran e da Secretaria da Segurança, e o veículo passa a ser identificado como produto de furto. “Mesmo que o BO ainda não tenha sido concluído, se algum policial consultar o sistema sobre a procedência do carro, será informado que o veículo em questão está sob alerta”, explica.

Ano BOs eletrônicos
2000 25.742
2001 64.307
2002 101.468
2003 137.988
2004 155.808

BO Eletrônico – www.ssp.sp.gov.br/bo