Bloqueador de telefone celular começa a ser instalado em penitenciárias paulistas

Primeira a contar com o equipamento é a Penitenciária de Presidente Bernardes

ter, 02/04/2002 - 10h21 | Do Portal do Governo


A Penitenciária de Presidente Bernardes, inaugurada nesta terça-feira, dia 2, pelo Governo do Estado, é a primeira de São Paulo a contar com bloqueador interno de telefone celular.

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes após a assinatura de convênios com o Ministério da Justiça, nesta segunda-feira, dia 1º, que o sistema impede a entrada do sinal do celular na área interna do presídio.

“A medida vai dificultar a comunicação entre presos de penitenciárias diferentes”, destacou. Ele informou que outros 20 presídios do Estado contarão com estes equipamentos.

“Estamos providenciando o processo de licitação para compra dos aparelhos. Eles custam em torno de R$ 70 a R$ 120 mil, dependendo do tamanho da penitenciária. Há três empresas credenciadas pela Anatel que vão disputar no preço e na qualidade dos equipamentos”, anunciou.

Ele explicou que na penitenciária de Presidente Bernardes a aquisição foi facilitada porque houve sobra de recursos na construção. “A empresa utilizou este excedente para comprar diretamente o sistema de bloqueio”, disse.

Rogério Vaquero