Biritiba-Mirim recebe obras viárias do Governo do Estado

O município recebeu também melhorias nas áreas de educação e saúde

dom, 04/11/2001 - 13h14 | Do Portal do Governo


O município de Biritiba-Mirim, região de Mogi das Cruzes recebeu do Governo do Estado neste domingo, dia 4, várias obras e serviços para melhoria da qualidade de vida da população.

Ao inaugurar obras viárias que beneficiam cerca de 2.000 pessoas no bairro Jardim Yoneda, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 155 mil do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), para obras de infra-estrutura, além de um microônibus para transporte escolar, uma ambulância, um aparelho de ultra-sonografia e uma creche.

Os agricultores do município, preocupados com as mineradoras que começam a prejudicar a horticultura da região, reivindicaram ao governador medidas para resolver a questão. Alckmin disse que vai entrar firme ‘nessa briga’ para preservar o meio ambiente e o ecoturismo.

Para isso, marcou uma reunião para a próxima sexta-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, com o prefeito de Biritiba-Mirim, Roberto Pereira da Silva (PSDB), o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, e agricultores da região. Aproveitando a oportunidade, o governador irá convocar também a Sabesp para verificar a questão dos investimentos em redes de esgoto no município.

Alckmin disse também que o governo está estudando a abertura de uma escola de policiais militares em Mogi das Cruzes para atender toda a região. E apresentou dados estatísticos sobre a segurança pública em Biritiba Mirim que mostram a diminuição dos índices de criminalidade, tanto nos homicídios como em casos de roubos e furtos.

Após a cerimônia, em conversa com jornalistas, o governador Alckmin anunciou que o Governo do Estado abrirá inscrições para uma segunda-fase do Programa Frentes de Trabalho.

Inicialmente as inscrições serão para a Região Metropolitana de São Paulo, inclusive a Capital, onde a taxa de desemprego é muito alta.

Pelo programa, os trabalhadores ficam até 9 meses, ganhando R$ 190 e dedicando-se somente a qualificação profissional. Além disso todos recebem uma cesta básica. Pelas frentes de trabalho já passaram 120 mil trabalhadores, entre homens e mulheres.

Takao Miyagui