Bird libera US$ 209 milhões para a Linha 4 do Metrô

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qua, 23/01/2002 - 8h51 | Do Portal do Governo

O Banco Mundial (Bird) liberou nesta terça-feira, dia 22, em Washington, recursos no valor de US$ 209 milhões para as obras da Linha 4 – Amarela do Metrô que vai ligar o bairro da Luz ao bairro de Vila Sônia (Zona Oeste), passando pelas regiões da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros.

O financiamento é resultado de um processo de negociação que culminou com a viagem do governador Geraldo Alckmin a Washington, em novembro do ano passado.

‘O próximo passo é encaminhar ao Senado – assim que terminar o recesso parlamentar – o pedido de autorização para que o governo de São Paulo receba esse empréstimo’, informou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

O edital de pré-qualificação já foi lançado e as empresas interessadas na construção da linha tem prazo até o dia 21 de fevereiro para se inscreverem. ‘Esse financiamento terá um reflexo muito positivo no mercado, pois sua aprovação é submetida a uma rigorosa análise da direção do Bird’, acrescentou o secretário.

Essa será a primeira linha de metrô a ser construída com a participação da iniciativa privada. Denominado BOT – Build, Operate and Transfer -, o modelo de concessão da Linha 4 prevê que o Governo do Estado assuma os custos de infra-estrutura básica.

O concessionário ficará responsável pela parte de acabamento, sistemas e material rodante. Como retorno, explorará a operação da linha por 30 anos. Depois desse período, o empreendimento voltará ao Estado.

O custo total do projeto é de US$ 1,262 bilhão, dos quais 60% serão provenientes do Governo do Estado e o restante da iniciativa privada. A nova linha, com 12,8 quilômetros e 11 estações, será implantada em duas etapas.

A primeira fase, cuja conclusão está prevista para 2006, prevê a construção do trecho inteiro (Vila Sônia-Luz) e de cinco estações, que exigirão recursos de US$ 934 milhões, sendo US$ 740 milhões do Governo paulista.

Desse valor, US$ 418 milhões serão financiados pelo Banco Mundial e pelo Japan Bank Internacional Corporation (JBIC) e os restantes US$ 312 milhões pelo Tesouro do Estado. Quando concluída, a linha terá capacidade para transportar 890 mil passageiros por dia.

A iniciativa privada arcará com os US$ 194 milhões que completam o custo da primeira etapa e com os US$ 328 milhões para a execução da segunda fase, quando serão implantadas seis estações.

Futuramente, a Linha 4 será estendida até o município de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. Quando totalmente concluída, terá 17 quilômetros de extensão, 14 estações e atenderá a uma demanda estimada de 940 mil passageiros por dia.