Biotecnologia: Insetos de laboratório são usados no controle de pragas

Estudo vem sendo desenvolvido pela Esalq de Piracicaba

ter, 12/08/2003 - 10h16 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por Júlio Bernardes

Duas espécies de insetos estão sendo utilizadas para fazer o controle biológico de pragas que atingem as lavouras de cana-de-açúcar, milho, algodão e hortaliças. As técnicas de criação dos insetos foram aperfeiçoadas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba. A partir de um projeto de pesquisa e com apoio da Fapesp, os cientistas criaram uma empresa para permitir o acesso do método aos produtores rurais.

Uma pequena vespa da espécie Cotesia flavipes é utilizada no controle da broca da cana-de-açúcar. O professor José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq, que orientou a pesquisa, explica que a broca causa ‘podridão vermelha’ na cana, que provoca inversão da sacarose e diminui o rendimento industrial na produção de álcool.

A produção dos insetos se inicia com a criação da praga em laboratório. ‘A broca é oferecida para as vespas de modo a multiplicar sua população’, relata o professor. ‘Para cada hectare de plantação são necessários 6 mil insetos, com custo aproximado de R$ 15,00 o hectare.’

Os pesquisadores da Esalq aperfeiçoaram técnicas de controle de temperatura para controlar o desenvolvimento dos insetos, permitindo atender encomendas de outros estados. Parra relata que a vespa não é natural do Brasil, e foi importada de Trinidad Tobago (América Central) para controlar a broca nos anos 70. Na ocasião, o nível de infestação dos canaviais chegou a 10% (com 3% já é necessário realizar o controle da praga) e foi reduzido a 2% com o uso dos insetos, que eram produzidos nos laboratórios das usinas de cana-de-açúcar. ‘A infestação voltou a subir e, como as usinas fecharam seus laboratórios, as vespas são fornecidas por intermédio de pequenas empresas’, diz o professor.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen/

V.C.