Biotecnologia: Fapesp e empresa belga realizam acordo de cooperação técnica na área do projeto Genom

nd

qua, 29/08/2001 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, (Fapesp), anuncia nesta quinta-feira, dia 30, um acordo entre o Projeto Genoma Cana-SucEst e a empresa de biotenologia belga Crop Design.

O termo de cooperação científica prevê a realização, num período de até 30 meses, de um experimento piloto para análise funcional em larga escala de genes da cana-de-açúcar na usina de fenótipos (TraitMill) da empresa, detentora da tecnologia mais avançada nessa área.

O projeto pretende estudar a expressão de mil genes seqüenciados no projeto Genoma Cana e identificados no Genoma Funcional e utilizará o arroz como planta modelo, uma gramínea da mesma família de cereais como o milho, cevada, sorgo e a própria cana.

O Genoma Cana-SucEst concluiu em novembro de 2000 o seqüenciamento genético de 80 mil genes da cana-de-açúcar e identificou 50 mil genes relacionados com o metabolismo e a produtividade da planta, sua resistência a pragas e doenças e tolerância das culturas a condições adversas de clima e solo.

O investimento foi de US$ 8 milhões e envolveu 24 laboratórios de seqüenciamento genético. Atualmente, 48 laboratórios trabalham no Data Mining, etapa em que são selecionadas as informações genéticas de maior interesse sobre a planta.

Ampliar o conhecimento genético sobre a cana-de-açúcar é fundamental para a economia brasileira. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar, responsável por 25% da produção mundial. Desse total, 60% saem do Estado de São Paulo, movimentando negócios da ordem de US$ 8 bilhões por ano e aproximadamente 600 mil empregos.

A Fapesp é vinculada à
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado.
 
Data: Quinta-feira, dia 30 de agosto de 2001
Horário: 11h30
Local: Fapesp – Rua Pio XI, 1.500, 4º andar, Alto da Lapa – São Paulo-SP.