Biotecnologia: Faculdade de Zootecnia da USP apresenta bezerros clonados da raça nelore

Objetivo do projeto é estudar a evolução desses animais ao longo de seu ciclo de vida

sex, 08/04/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo

Três bezerros clonados da raça nelore foram apresentados ao público nesta quinta-feira (7/4), na cidade de Tambaú, no interior de São Paulo. Eles nasceram entre os dias 4 e 21 de março e passam bem. Os clones são os primeiros produzidos em escala comercial por meio de parceria feita entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA) da USP, campus de Pirassununga, e a empresa de biotecnologia Vitrogen.

No aspecto acadêmico, o principal objetivo é avançar na geração de conhecimento, estudando a evolução desses animais ao longo de seu ciclo de vida. Em termos comerciais, a intenção da clonagem em escala é multiplicar o material genético de algum animal considerado excepcional. É a chamada busca pelo rebanho perfeito. No caso dos bezerros que nasceram em maio, eles foram clonados, por transferência nuclear, de um touro recordista na produção de sêmen no Brasil. O nome do animal não foi divulgado.

Segundo o professor Flávio Meirelles, coordenador geral do projeto e do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento da FZEA, existem ainda mais oito gestações em andamento dentro do mesmo projeto. ‘Quatro desses clones devem nascer até julho. A gestação dos demais vai até setembro’, explicou em comunicado da Vitrogen. A parceria é fundamental, segundo o pesquisador, porque a universidade sozinha não teria condições de manter as gestações em larga escala.

A Vitrogen informou que, desde o nascimento da bezerra Independência, em setembro do ano passado – o primeiro clone da parceria com a FZEA -, muitos de seus clientes encomendaram clones. Toda a parte científica desses nascimentos é de responsabilidade do grupo liderado por Meirelles.

No Brasil, a Embrapa foi a pioneira nessas pesquisas com clonagem animal. A bezerra Vitória, nascida em 2001, foi a primeira experiência feita no país com esse tipo de técnica. Os pesquisadores usaram o material genético retirado de um embrião de uma vaca Simental para a obtenção do clone.

Da Agência FAPESP

(LRK)