Biodiversidade: Biota-Fapesp lança revista científica e nova página na internet

Evento será realizado na próxima sexta-feira

qua, 17/04/2002 - 12h04 | Do Portal do Governo

O programa Biota-Fapesp, o Instituto Virtual da Biodiversidade, lança na sede da Fapesp, nesta sexta-feira, dia 19, às 11 horas, a Neotropica, revista eletrônica com resultados de pesquisas realizadas na área, e a nova página do instituto na internet (www.biota.org.br).

Criado em 1999, o Biota-Fapesp tem 32 projetos em andamento com o objetivo de mapear a biodiversidade e os recursos naturais do Estado de São Paulo. Em novembro do mesmo ano, ganhou o Prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental na categoria ‘Iniciativa do ano em conservação’, que elege trabalhos com destaque na implantação de projetos de conservação da natureza e na qualidade de vida, servindo de modelo para todo o país. Atualmente, o programa é coordenado pelo pesquisador Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em 2001, o programa colocou em funcionamento o SinBiota (www.biota.org.br/sia), um sistema de informação ambiental on-line com dados de mais de 4 mil espécies de plantas, animais e microrganismos registrados no Estado e centenas de mapas que permitirão prever os impactos de mudanças na biodiversidade e definir estratégias de preservação do ambiente.

O Biota-Fapesp publicou a série de livros ‘Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século 20’. Os sete volumes apresentam resultados dos projetos e ainda traçam o perfil da capacitação dos grupos de pesquisa paulistas e da infra-estrutura existente para conservação da biodiversidade.

Data: Sexta-feira, dia 19 de abril de 2002
Horário: 11 horas
Local: Sede da Fapesp – Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa – Capital