Biblioteca virtual oferece pesquisas gratuitas de maneira rápida e prática

Programa do Governo paulista atende cidadãos do mundo todo sobre os mais diversos assuntos

seg, 29/03/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo


Ler, pesquisar e obter informações. Este hábito necessário para a inserção social e cultural, mas que freqüentemente requer muito tempo despendido, está ganhando ferramentas importantes para se tornar mais ágil e prático. O serviço de Biblioteca Virtual, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, já está disponível para todos os brasileiros e até mesmo para estrangeiros, oferecendo pesquisas gratuitas a todos que enviarem um e-mail ao biblioteca.virtual@sp.gov.br.

Informações sobre leis, histórico de cidades, itinerário de ônibus, linhas de metrô, publicações em jornais e variações no valor do dólar nos últimos anos são algumas das pesquisas que foram solicitadas recentemente à Biblioteca Virtual. Para a coordenadora do Programa, Regina Fazioli, isso exemplifica a dimensão do acesso. “Não há restrições. Atendemos desde assuntos genéricos até questões específicas”, informou.

No mês de janeiro deste ano, a Biblioteca Virtual realizou 465 pesquisas. Deste total, apenas 20 foram solicitadas por funcionários do Governo de São Paulo. “As outras 445 solicitações foram feitas por cidadãos”, esclareceu Regina. Ela explicou que o público que procura a Biblioteca Virtual é o mais abrangente possível. “Desde estudantes querendo assuntos escolares; passando por profissionais solicitando informações sobre suas áreas de atuação; até pessoas procurando antepassados. O mundo inteiro pode pedir, pois as pesquisas são realizadas de acordo com a necessidade de cada um”, observou. De acordo com ela, ainda não foi possível mostrar o perfil de solicitações por porcentagem, mas estão sendo buscadas ferramentas para isso.

O engenheiro Paulo Sergio Bógus, 59 anos, morador da Capital, precisava de informações sobre os feriados do Estado de São Paulo para exercer sua função administrativa em uma unidade de ensino superior. “Tomei conhecimento da Biblioteca Virtual acessando o site do Governo. Enviei a mensagem no dia 5 de fevereiro e a resposta foi enviada em menos de 24 horas” disse. Ele destacou que o serviço lhe economizou trabalho, pois não saberia outra maneira de obter a informação. “Não conheço serviço semelhante a esse. Trata-se de um exemplo de eficiência e bom atendimento”, atestou.

Desenvolvido em 1997, o Programa Biblioteca Virtual atendia apenas órgãos da administração pública. Em 2001, foi estendido ao público em geral, mas somente no início de 2004 é que o Programa ganhou maior abrangência, com a inclusão no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), vinculado à Secretaria da Casa Civil. “Este Núcleo, implantado pelo governador Geraldo Alckmin, garante que todas as perguntas e solicitações ao Governo sejam atendidas”, apontou Regina.

A diretora ressaltou que não há um prazo específico para a entrega do resultado das pesquisas. “Normalmente, os usuários é que falam o prazo. Há assuntos que são mais fáceis de pesquisar e o resultado sai imediatamente. Outros, mais complexos, exigem alguns dias de pesquisa”, afirmou. Ela destacou que, além de facilitar a obtenção de pesquisas por parte dos cidadãos, a Biblioteca Virtual garante transparência ao Governo e auxilia no processo de inclusão social.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente via e-mail, contendo o nome do solicitante, instituição, tema da pesquisa, especificação pretendida no assunto e data prazo de resposta. Os telefones para contato com a Biblioteca Virtual são: (11) 3745-3181 / 3745-3147.

Rogério Vaquero