Benefício: Metrô registra queda na emissão de bilhetes para portadores de necessidades especiais

Nos últimos 30 dias, o Metrô concedeu o benefício a 2.512 usuários

seg, 27/10/2003 - 17h00 | Do Portal do Governo

Após a entrada em vigor, no dia 22 de setembro, da Resolução Conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos(STM) e da Saúde, que disciplinou a concessão de isenção de pagamento de tarifas nos transportes, a Companhia do Metrô, empresa do Governo do Estado, verificou uma redução na emissão dos bilhetes destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Nos últimos 30 dias, o Metrô concedeu o benefício a 2.512 usuários. Foram emitidos, em média, 115 bilhetes por dia. Nos meses anteriores à nova Resolução, cerca de 600 bilhetes eram fornecidos diariamente.

Para a obtenção do benefício, que permite a gratuidade no sistema metroviário, é necessário que o portador de necessidades especiais, comprove por meio de um novo modelo de laudo médico sua incapacidade para o trabalho.

‘A nova Resolução teve como finalidade permitir às empresas vinculadas a STM, Metrô, CPTM e EMTU, exercer um melhor critério na distribuição do benefício, bem como disciplinar a sua utilização’ explica Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Os Bilhetes Especiais, válidos por 180 dias, já fornecidos poderão ser utilizados até a data de vencimento; porém só serão revalidados com a apresentação do novo laudo médico. Atualmente, cerca de 110 mil bilhetes, destinados a portadores de necessidades especiais estão em circulação no Metrô.

O atendimento das pessoas com necessidades especiais é feito no Posto de Bilhete Especial, na estação Tatuapé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h00. Para efetuar o cadastramento, os interessados devem portar o Documento de Identidade original, Carteira Profissional e o novo Laudo Médico. A emissão do bilhete é feita no ato.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo
C.A.