Batatais sedia a 3ª etapa dos Jogos Regionais dos Idosos de 2005

Atletas lotaram o Ginásio de Esportes do Centro de Cultura Física de Batatais

sex, 13/05/2005 - 20h58 | Do Portal do Governo

Atletas das regiões Ribeirão Preto, Araraquara e Franca lotaram o Ginásio de Esportes do Centro de Cultura Física de Batatais para assistirem à solenidade de abertura da terceira etapa dos Jogos Regionais dos Idosos – Jori, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Mais que uma disputa, o evento, que está em sua 9ª edição, é uma oportunidade para reintegrar as pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Participam do JORI 1350 atletas, com idade mínima de 60 anos. Os competidores representam 46 cidades paulistas, onde os Fundos Sociais Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

Estiveram na abertura a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Batatais, José Luis Romagnoli e a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade de Batatais, Maria Auxiliadora da Silva Romagnoli, além representantes do Banco Nossa Caixa, parceiro da iniciativa.

As competições, que prosseguem neste sábado e domingo (14 e 15 de maio), incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, 15 de maio.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados no município de Praia Grande, em meados de novembro. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Novas políticas para a melhor idade

Torcedora entusiasta desses atletas, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que o esporte propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Exemplo de energia, Allan Kardec Lourenço, 76 anos, de Batatais, escolhido para fazer o juramento em nome de todos os atletas presentes, vai competir no jogo de damas e já venceu três competições do Jori. Orgulhoso e confiante, assegura que será tetra campeão em sua modalidade. Para ele, os Jogos dos Idosos são muito importantes. “É fácil satisfazer os jovens, mas para manter acesa a alegria de viver da terceira idade é preciso que haja a verdadeira inclusão que esses jogos propiciam”.

Já Orval Pini, 64 anos, acha que participar dos jogos é algo que lhe dá muita energia. “Eu trabalhei muito a vida inteira. Agora quero aproveitá-la”, foi o que disse o jogador de truco de Matão Reunido com os atletas do município em uma , é só alegria e entusiasmo. O treinador da equipe, Etevaldo de Arruda, chamado de Goiano por todos, conta que a vitalidade deles é tão grande que o acordam às cinco da manhã para ter mais tempo de treinamento. “Eles têm muita vida…”

Na avaliação de Edino Alves Figueiredo, 61 anos, “o esporte é essencial pois nos mantêm em atividade”. Ele afirma que o Jori é uma grande oportunidade de fazer novas amizades. A paquera, segundo ele, também é uma modalidade muito praticada pelos atletas. “Esse tipo de aproximação é muito comum. O amor faz parte da vida e não tem limites, assim como a vontade de viver…” Ele compete há dois anos pela equipe de atletismo de Batatais e já foi vice campeão estadual na modalidade.

Para Tereza Fiori, de 70 anos, campeã estadual de buraco, os Jogos Regionais dos Idosos os fazem sentir vivos e felizes. “Sou tão ocupada, com tantas atividades saudáveis que não tenho tempo para nenhum problema de saúde”, conta a atleta que este ano participa da equipe de vôlei de Batatais.

Próximos jogos

As próximas competições serão realizadas nos dias 10 de junho, em Dracena, reunindo atletas das regiões de Adamantina e Araçatuba; dia 19 de agosto em São Manoel (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília); e dia 16 de setembro na Capital (regiões norte, sul, leste e oeste); a etapa final em Praia Grande, com data a ainda a ser definida.

Jaina Carvalho