Batatais sedia 9ª edição dos Jogos Regionais do Idoso de 2005

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 13 de maio

sex, 13/05/2005 - 9h00 | Do Portal do Governo

Os Jogos Regionais do Idoso – JORI movimentam o fim de semana no município de Batatais. A abertura dos JORI será nesta sexta-feira, dia 13, às 15h30, no Ginásio de Esportes do Centro de Cultura Física. Antes, às 13h30, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, participa de coletiva de imprensa, na sede do Fundo Municipal de Solidariedade de Batatais.

Mais do que uma disputa, o evento promovido pelo Fussesp tem o objetivo de reintegrar as pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Estarão participando da abertura do JORI mais de 1,3 mil atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 46 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca.

Uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, as competições são realizadas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram cerca de 11 mil atletas de mais de 400 municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

A cerimônia de abertura contará com o desfile de todas as delegações, que vão interpretar o Hino Nacional e apresentar suas respectivas coreografias. A pira olímpica será conduzida e acesa pelos atletas Tereza Donzelli, 75 anos, Thomaz de Aquino, 65 anos, e Edino Alves de Figueiredo. O juramento será feito pelo atleta Allan Kardec Lourenço, 75 anos.

As competições, que se realizarão nos dias 13, 14 e 15 de maio, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será no domingo, dia 15, último dia da competição.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados no município de Praia Grande. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Participarão da cerimônia em Batatais a presidente do Fussesp, Lu Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; o prefeito de Batatais, José Luis Romagnoli; a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade de Batatais, Maria Auxiliadora da Silva Romagnoli; entre outras autoridades.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende Lu Alckmin. ‘Cabe aos governantes a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta’, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso são reconhecidos como um exemplo a ser seguido. ‘Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social’, observa a presidente do Fussesp, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, Lu Alckmin ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que o esporte propicia. ‘A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania’, enfatiza.

Próximas etapas

As próximas etapas dos JORI serão realizadas em Dracena (regiões de Adamantina e Araçatuba), no dia 10 de junho; em São Manoel (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília), no dia 19 de agosto; na Capital (regiões norte, sul, leste e oeste), em 16 de setembro; dia 7 de outubro, em Santa Fé do Sul (regiões de Jales e São José do Rio Preto) e a etapa final, no município de Praia Grande. Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, a contar do dia de abertura, que é sempre numa sexta-feira.

COLETIVA: Às 13h30, no Fundo Social de Solidariedade de Batatais
Av. Dr. Osvaldo Escatena, 669 – Centro

ABERTURA: Às 15h30, no Ginásio de Esportes do Centro de Cultura Física de Batatais
Av. 14 de Março, 114 – Centro
Tel.: (16) 3761-2759

Assessoria de Imprensa do Fussesp
Cristina Macedo / Cristiane Rocha / Giovana Pacchioni / Jaina Carvalho
Tel.: (11) 2193-8727 / 8505 / 8684 / 8238

Municípios Participantes – Etapa de Batatais

1. Altinópolis
2. Américo Brasiliense
3. Araraquara
4. Batatais
5. Boa Esperança do Sul
6. Brodowski
7. Buritizal
8. Cajuru
9. Cravinhos
10. Descalvado
11. Dumont
12. Franca
13. Guará
14. Guariba
15. Guatapará
16. Ipuã
17. Itápolis
18. Itirapuã
19. Ituverava
20. Jaboticabal
21. Jardinópolis
22. Luís Antônio
23. Matão
24. Miguelópolis
25. Monte Alto
26. Morro Agudo
27. Motuca
28. Nova Europa
29. Nuporanga
30. Orlândia
31. Patrocínio Paulista
32. Pontal
33. Porto Ferreira
34. Restinga
35. Ribeirão
36. Sales Oliveira
37. Santa Lúcia
38. Santa Rita do Passa Quatro
39. Santa Rosa de Viterbo
40. Santo Antônio da Alegria
41. São Carlos
42. São Joaquim da Barra
43. São Simão
44. Serra Azul
45. Sertãozinho
46. Tabatinga