Batalhão da PM comemora o Dia da Bandeira com a presença de mais de 3 mil crianças

Ações de cidadania fazem parte do trabalho do batalhão na Zona Sul

ter, 11/11/2003 - 18h03 | Do Portal do Governo

O 1.º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realiza na quarta-feira, dia 19, uma grande festa em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional, no Espaço Criança Esperança, no Jardim Tangará, zona sul da Capital, a partir das 10 horas.

O evento contará com a participação de mais de 3 mil crianças da rede de ensino público das 92 escolas atendidas pelo Batalhão. “Nosso objetivo é resgatar o valor patriótico nas crianças e comunidade”, disse o tenente coronel, comandante do batalhão, Isidro Suita Martinez, idealizador da solenidade.

Palhaços e artistas de teatro estarão abrindo a festa. Serão apresentados clássicos infantis, como as histórias de Chapéuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos.

Em seguida, cães do Canil da Polícia Militar se apresentarão. Entre as brincadeiras com os animais está a passagem pela roda de fogo. Haverá ainda a apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana.

A cerimônia vai incluir também a incineração das bandeiras antigas e o hasteamento da Bandeira Nacional. A festa será encerrada com o desfile de policiais militares.

Batalhão é reconhecido pelos trabalhos sociais

Conhecido como Batalhão do Jardim São Luis ou Batalhão da Base Comunitária do Jardim Angela, o 1.º BPM/M atende a uma área de 80 bairros da zona sul da Capital. São 880 policiais empenhados em assegurar uma melhor qualidade de vida e tranqüilidade a 765 mil habitantes com vários projetos.

Entre eles está a Semana da Cidadania , que já está em sua 3.ª edição. Com ela, policiais do Batalhão levam a um local específico, uma favela, por exemplo, vários serviços gratuitos à população.

Dessa vez, serão beneficiados os 8 mil moradores da Favela Final de Semana, localizada em frente ao Cemitério do Jardim São Luis, entre os dias 17 e 21. Serviços como emissão de carteira profissional, título de eleitor e o cadastro de pessoa física (CPF) são oferecidos gratuitamente, em parceria com o Centro de Integração e Cidadania (CIC), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. “O CIC tem um juiz de Direito, Dr. Rubens Hideo Arai, que resolve os problemas da comunidade favelada. Ele está presente em todas as nossas ações, deixando seu gabinete para atender na favela”, disse o tenente-coronel.

A população também terá à disposição cabeleireiro, atendimento médico e odontológico, além de 400 cestas básicas, que serão distribuídas. No último dia da Semana da Cidadania será sorteada uma cozinha completa.

A partir do dia 26 deste mês será inaugurado o projeto A Praça é Nossa, que visa levar idosos, adolescentes e crianças a freqüentar as praças da região. “Lá, teremos lazer e diversão, como torneio de dominó e jogos de xadrez”, conta Suita.

O objetivo do programa é tirar os aposentados dos bares, os jovens e adolescentes das ruas para praticar esportes e lazer nas praças, além de esvaziar esse importante espaço da presença de delinqüentes.

Suita comemora as ações do 1.º Batalhão quanto a cidadania e explica que cerca de 50 % das escolas da área, em que o batalhão atende, já estão resgatando nas crianças e jovens os valores da Educação Moral e Cívica. Um deles é o trabalho realizado pelos policiais com o Programa Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência -, que trabalha na criança a auto-estima, cidadania, como resistir a pressão do grupo, da mídia e como resolver conflitos sem violência.

“No primeiro semestre deste ano, mais de 233 mil crianças se formaram pelo programa. Nosso objetivo é chegar a 470 mil crianças até o fim de dezembro”, disse a coronel Laudinéa Pessan de Oliveira, coordenadora estadual do Proerd.

O Batalhão estará formando no próximo dia 29, 12 mil crianças pelo Proerd. A formatura será realizada no Santuário do Terço Bizantino, em Santo Amaro, e contará com a presença do padre Marcelo Rossi.

Lilian Santos