Base Comunitária de Segurança é inaugurada por Alckmin na Zona Leste da Capital

Região será beneficiada com redistribuição do efetivo da Polícia Militar no Estado

sáb, 10/07/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo


O bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da Capital, ganhou uma Base Comunitária de Segurança. A unidade localizada no Largo 1º de Maio foi inaugurada neste sábado, dia 10, pelo governador Geraldo Alckmin. Ele destacou que o Governo paulista não investiu recursos na implantação da unidade. “Esse prédio foi feito pela comunidade. Quando a comunidade está junto com a polícia, temos mais eficiência no trabalho policial”, ressaltou.

A Base é equipada com sistema de rádio-comunicação e vai funcionar 24 horas por dia, para atender os cerca de 200 mil moradores da região. A unidade contará com um efetivo de 20 policiais militares, dos quais, quatro deverão percorrer a área de bicicleta.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, a nova Base Comunitária está localizada num ponto estratégico, já que fica na confluência de duas avenidas e, no caso de necessidade de fechar a área, possibilita que a região seja bem cercada. Outro ponto destacado pelo secretário é que a unidade fica no local onde tradicionalmente são realizadas as festividades do bairro, como a Festa das Nações, que está sendo realizada este fim de semana, e as comemorações de 1º de Maio, que costumam reunir cerca de um milhão de pessoas.

Redistribuição do efetivo da PM

O governador ressaltou que a Zona Leste da Capital deverá ganhar um novo Comando Policial de Área (CPA), com o projeto de lei que redistribui o efetivo da Polícia Militar, encaminhado recentemente à Assembléia Legislativa.

De acordo com o projeto de lei, os cargos de médico, dentista, farmacêutico e bioquímico serão transformados em cargos operacionais. Com isso, será possível a criação de mais um comando.

“A região leste da cidade de São Paulo será a mais privilegiada com a redistribuição do efetivo da PM”, enfatizou Saulo Abreu. O projeto de lei prevê a redistribuição de 94 mil policiais militares, do Interior e Capital. Segundo o secretário, essa lei deverá ser votada pela Assembléia Legislativa em agosto e estará implantada até o mês de outubro.

Ao todo, serão criados mais dez batalhões e comandos, sendo três na Capital; três na Grande São Paulo – Santo André, São Bernardo do Campo e Osasco; três no Interior – Sumaré, Jundiaí e Presidente Prudente; e um rodoviário. O secretário da Segurança Pública destacou que a redistribuição do efetivo não era feita na PM há 25 anos.

“A Zona Leste da Capital conta com o Comando de Policiamento de Área Militar 4, o CPA/M4, que é uma região muito grande, com quase 300 quilômetros quadrados. Vai desde o Parque da Mooca até o Itaim Paulista e, no extremo Norte, de Ermelino Matarazzo até o Parque São Rafael”, explicou.

Com a redistribuição, a região ficará com três Comandos de Policiamento de Área.

O CPA/M11 cuidará de cerca de 933 mil pessoas, numa área de 78,3 quilômetros quadrados, abrangendo os bairros da Mooca, Tatuapé e confluentes, como Vila Carrão, Penha, Vila Matilde, Parque São Jorge, Vila Diva e Vila Formosa. Essa área contará com 1,8 mil homens fazendo o policiamento de rua.

Outro, que é o atual CPA/M4, no qual está inserida a região de Ermelino Matarazzo, ficará responsável por um total de 1,5 milhão de habitantes. Também haverá acréscimo de policiais na região, ficando com um total de 2,8 mil homens nas ruas. Atualmente, esse comando atende 2,5 milhões de pessoas.

E o comando CPA/M9 atenderá um total de 1,3 milhão de habitantes, com um efetivo de 2,2 mil homens.

“Teremos cerca de 7 mil homens da Polícia Militar fazendo o policiamento de rua nessas regiões. É claro que o efetivo é maior. Esses 7 mil homens ficarão só no policiamento de rua”, enfatizou Saulo Abreu.

O secretário disse ainda que o Estado continua o trabalho de desativação das carceragens de distritos e cadeias, com a transferência dos presos para os Centros de Detenção Provisória (CDPs), e inaugurando delegacias, como a do Jardim dos Ipês, que já está pronta e sendo mobiliada. “Era uma delegacia que estava caindo e foi recuperada”, afirmou. O 62º DP, em Ermelino Matarazzo, também está sendo reformado e será transformado em Delegacia Participativa.

Alckmin lembrou que, na região de Ermelino Matarazzo, foram desativadas quatro carceragens em delegacias e distritos policiais. “Até o início do ano que vem, teremos desativado todas as carceragens da Capital. O que vai dar um grande ganho de eficiência para a Policia Civil”, afirmou.

Índices de crimes que envolvem morte estão em queda

Saulo destacou ainda que o índice de homicídios está caindo em São Paulo. Na região onde foi instalada a Base Comunitária, esse índice teve redução de 33% em relação ao ano passado, a mesma média do Estado para esse tipo de crime.

“Os crimes que envolvem morte, o crime organizado, de quadrilhas, que são os que mais preocupam, estão em queda. Estamos hoje com um índice de homicídio menor do que era em 1995. Ainda não é o ideal, mas é a menor taxa dos últimos dez anos. E não é uma queda sazonal. É o terceiro ano consecutivo que conseguimos ter uma curva de queda. É uma tendência que estamos tentando manter. O que mostra que estamos agindo corretamente”, disse.

Ele lembrou que ainda há dificuldade com furto e roubo. “Quer dizer, há dificuldade com essa meninada de 18 a 20 anos, que forma os quase 130 mil presos de São Paulo”, disse. Para o secretário, a maneira de se coibir esse tipo de crime é ampliando a oferta de lazer, esporte e cultura para a população. “Não há repressão para virar o jogo todo em relação a isso”, finalizou.

Cíntia Cury