Barueri tem novo Distrito Policial e Setor de Investigações Gerais

Entrega do prédio foi feita nesta sexta-feira, dia 19, pelo governador Geraldo Alckmin, que também abriu a 1ª Semana da Água de Osasco

sex, 19/03/2004 - 15h55 | Do Portal do Governo


Entrega do prédio foi feita nesta sexta-feira, dia 19, pelo governador Geraldo Alckmin, que também abriu a 1ª Semana da Água de Osasco

O 2º Distrito Policial do município de Barueri foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 19. Totalmente informatizado, o novo DP irá atender os 250 mil habitantes da cidade, em especial os moradores Alphaville 00, 01 e 02, Jardim Mutinga e Jardim Imperial. No mesmo prédio também funcionará as novas instalações do Setor de Investigações Gerais.

A entrega das obras foi feita pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Alckmin lembrou que o Governo do Estado já havia instalado o 1º DP de Barueri, em parceria com a Prefeitura. “Também já implantamos neste município uma nova Companhia da Policia Militar e uma unidade do Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

Castro de Abreu destacou que o 2º DP representará um grande avanço no combate à criminalidade. De acordo com ele, além de oferecer um atendimento digno, o distrito dará mais agilidade às investigações. “Aqui funcionará o Registro Digital de Ocorrência (RDO). Quando um boletim de ocorrência estiver sendo preenchido aqui em Barueri, as informações já estarão entrando em um banco de dados que vai imediatamente para a Capital, 39 municípios da Grande São Paulo e para Campinas. Não tem mais aquele sistema de datilografar o B.O., ir para o delegado, passar para o chefe de investigadores e começar a investigar… Agora é tudo online”, explicou. No local, irão atuar seis investigadores, quatro escrivães e um delegado. Seis viaturas estarão à disposição.

O novo distrito terá 200 metros quadrados de área, distribuídos em nove salas, com destaque para a sala especial para vítimas e testemunhas e sala para advogados. “Este DP segue os moldes das delegacias participativas que estão sendo implantadas na Capital”, observou Alckmin, referindo-se a alguns distritos da cidade de São Paulo que tiveram suas carceragens desativadas e foram inteiramente reformados e modernizados. Todos os equipamentos do 2º DP de Barueri foram adquiridos pela Prefeitura da cidade.

Junto ao 2º DP, Alckmin entregou o Setor de Investigações Gerais. Antes, este setor estava localizado na cidade de Carapicuíba. No novo espaço haverá 20 salas, com destaque para as salas de espera, reconhecimento, reunião e cartórios. Os moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, que compõem a Seccional de Carapicuíba, serão beneficiados.

Semana da Água de Osasco

O governador também fez a abertura da 1ª Semana da Água de Osasco, que irá até o dia 30 de março. Uma grande exposição foi montada na cidade para tratar do tema “água”, com estandes da Sabesp e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), ligados ao Governo do Estado, da Prefeitura de Osasco, de associações e empresas privadas. “Essa é uma boa iniciativa, pois estimula a consciência das pessoas”, disse Alckmin.

Ele ressaltou que a água é um bem que precisa ser usado racionalmente e, para incentivar essa prática, o Governo do Estado criou o bônus que oferece desconto de 20% na conta final para os consumidores residenciais e de condomínios da Grande São Paulo, abastecidos pela Sabesp, que economizarem 20% ou mais no consumo.

O governador lembrou ainda que a população da Região Metropolitana consome 180 litros/dia por habitante, em média, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 100 litros/dia, sem que isso implique em perda de qualidade de vida. “Podemos diminuir 80% do consumo e, para isso, temos de evitar desperdícios.”

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Sabesp fará em Osasco uma palestra sobre a disponibilidade de água no planeta. A empresa, ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, fará outra palestra, no dia 28, sobre o uso racional da água.

Ainda em Osasco, Alckmin assinou a liberação de R$ 668,6 mil para a realização de obras de infra-estrutura em conjuntos habitacionais.

Rogério Vaquero